A senadora Simone Tebet foi escolhida pelos partidos do PSDB, Cidadania e MDB para fazer frente a chamada "terceira via".

Partidos escolhem Simone Tebet como terceira via, mas enfrentam resistência de Dória
Partidos escolheram nome de Simone Tebet como terceira via. / Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Simone Tebet (MDB-MS) foi o nome escolhido para representar frente a chamada "terceira via" nas disputa pela presidência da República. A decisão foi tomada após uma reunião, nesta quarta-feira (18), em Brasília, com dirigentes dos partidos PSDB, Cidadania e MDB. O maior desafio agora, é tentar convencer o ex-governador de São Paulo, João Dória (PSDB), de seu projeto presidencial.

Os dirigentes se reuniram para avaliar o desempenho dos nomes viáveis para uma disputa presidencial contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT): a senadora Simone Tebet (MDB-MS), ou o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB).

Conforme o Portal Uol, as executivas nacionais dos partidos ainda deverão se reunir, separadamente, para oficializar o nome da senadora à Presidência. A candidatura pode ser oficializada na próxima terça-feira (24).

Após a reunião após a reunião da cúpula da terceira via, os presidentes afirmaram que chegaram a um consenso em relação à candidatura à Presidência.

“Nós três chegamos a um consenso, mas não somos nós quem vamos decidir. O que nós aqui acordamos é que vamos levar nossa posição, cada um a seu partido, e vamos dar tempo para o partido decidir. Fiquem tranquilos, nós chegamos a um consenso”, disse o presidente Roberto Freire, do Cidadania, sem citar o nome da senadora.

Ainda conforme o Uol, os presidentes, no entanto, não deram detalhes sobre o desempenho, mas garantiram que o resultado será levado à direção nacional dos partidos.

“A pesquisa nos trouxe alguns números que são muito positivos na construção de uma unidade de uma melhor via. Primeiro, o que já foi falado: a sensação da polarização é que ela prejudica os brasileiros. Esse é um dado extremamente relevante para construção de uma alternativa mais equilibrada, mais moderada que busque responder aos problemas reais dos brasileiros”, disse o presidente do MDB, Baleia Rossi.