Para provar que máquina funciona, Bill Gates bebe água extraída de fezes humanas

Até onde você iria para mostrar que confia em seu produto? Talvez, não tão longe quanto Bill Gates. O empresário norte-americano bebeu da água produzida pela máquina Omniprocessor, que cria o líquido a partir de fezes humanas. Tudo para provar a eficiência do invento, criado pela empresa Janicki Bioenergy e financiada pela Bill & Melinda Gates Foundation.

A máquina funciona da seguinte forma: tubos fervem as fezes e o vapor da água é transformado em líquido, que depois é tratado. Os restos sólidos depois são incinerados e transformados em energia para a própria máquina. Das fezes sobram apenas cinzas, que não são patógenas - ou seja, não são capazes de causar doenças. O processo todo dura poucos minutos.

O projeto impressionou Bill Gates pela capacidade de aproveitamento das fezes. Em seu blog, The Gates Notes, ele ainda afirmou: "A água era tão boa quanto qualquer uma que eu já tomei vinda de uma garrafa. E depois de estudar a engenharia por trás, eu ficaria feliz em bebê-la todos os dias. É realmente seguro."