Identificação de Marcos Rodrigo de Mazi, desaparecido em julho de 2024, é confirmada por Exame de DNA um ano após o encontro dos restos mortais.

Ossada encontrada em Canavial é de homem desaparecido em Maracaju
Identificação de Marcos Rodrigo de Mazi, desaparecido em julho de 2024, é confirmada por Exame de DNA um ano Após o encontro dos restos mortais. / Foto: Rio Brilhante em Tempo Real

Uma investigação que durava quase um ano teve um desfecho na manhã desta quinta-feira (16/10/2025) com a identificação de uma ossada humana encontrada em um canavial, na fronteira entre Rio Brilhante e Maracaju, no final de 2024. Exames de DNA confirmaram que os restos mortais pertencem a Marcos Rodrigo de Mazi, morador de Maracaju, que tinha 36 anos e estava desaparecido desde 05 de julho de 2024.

A ossada foi localizada na madrugada de uma segunda-feira, 21 de outubro de 2024, por uma operadora de colheitadeira em uma fazenda de Rio Brilhante. A trabalhadora, ao operar o maquinário em uma plantação de cana-de-açúcar, visualizou os restos mortais em meio ao canavial.

O Encontro e a Investigação Inicial

Conforme divulgado na época pelo site Rio Brilhante em Tempo Real, a operadora imediatamente acionou os encarregados da fazenda, que entraram em contato com a Polícia Civil e a Polícia Científica. As autoridades estiveram no local e, durante os primeiros levantamentos, encontraram uma rede nas proximidades dos ossos. A ossada e a rede foram recolhidas e encaminhadas ao Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) de Dourados.

Trabalhadores da fazenda informaram à polícia que o plantio da cana-de-açúcar havia ocorrido cerca de sete a oito meses antes, e que, na ocasião, nenhum corpo havia sido encontrado na área, o que sugeria que os restos mortais foram depositados no local posteriormente.

O Desaparecimento de Marcos Rodrigo de Mazi

Marcos Rodrigo de Mazi, morador de Maracaju, teve seu desaparecimento registrado em Boletim de Ocorrência no dia 09 de julho de 2024. De acordo com o BO, a última vez que Marcos foi visto foi na noite de 05 de julho de 2024, após jantar com o comunicante (a pessoa que registrou o BO) por volta das 23h.

No registro policial, o comunicante mencionou ter recebido uma mensagem de texto do celular de Marcos, mas expressou desconfiança de que fosse ele o autor, alegando que Marcos não costumava enviar mensagens escritas. A mensagem continha a seguinte informação: "ESTOU BEM PÔ, SO SAI DAI POR QUE TEM UNS CARA QUERENDO MINHA CABEÇA, ARRUMEI UM BO DEPOIS TE FALO, ESTOU EM UM ASSENTAMENTO PRA FRENTE DE CAMPO GRANDE DAQUI UNS DIAS EU VOLTO AQUI NÃO PEGA BEM, AMANHA A NOITE ENCOSTO AI EM VOCÊ, AVISA A TIA GLEICE E O VAVA QUE ESTOU BEM, AMANHA MANDO MENSAGEN PRA ELES, AQUI NÃO CARREGA AUDIO, INTERNET RUIM DEMAIS, AVISA QUE TO BEM, TO SUAVE, ESPERANDO CAIR MEU DINHEIRO AI VOLTO."

Com a confirmação da identidade, as investigações da Polícia Civil, que já estavam em andamento para apurar a causa da morte, ganham um novo foco para esclarecer as circunstâncias do óbito e do desaparecimento de Marcos Rodrigo de Mazi.