A partir desta quarta-feira (1º), começa a temporada de pesca em Mato Grosso do Sul.

Operação Piracema termina com 33 presos e 511 kg de pescado apreendidos
Policial militar ambiental durante patrulhamento. / Foto: Divulgação

A Operação Piracema, período de defeso reservado à reprodução dos peixes, destinada à fiscalização dos rios de Mato Grosso do Sul, terminou com 33 presos por pesca ilegal e 511 kg de pescado apreendido. A partir desta quarta-feira (1º), começa a temporada de pesca em Mato Grosso do Sul.

Conforme balanço da PMA (Polícia Militar Ambiental), a operação foi tranquila, reduzindo em 26,66% o total de autuados em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram 45 autuados.

Apesar de menor quantidade de autuados, foram apreendidos 305% de pescado a mais em relação à operação anterior. Foram 511 kg, uma média baixa, mas superior aos 126 kg da ação anterior. Segundo a polícia, nas últimas cinco operações Piracema foram registrados números extremamente baixos de pescado apreendido, o que pode caracterizar uma tendência.

Grande quantidade - Nessa operação, um homem foi preso por estar com 279 kg de pescado no Pantanal. O valor das multas aplicadas nesta operação foi de R$ 55.411. Valor que não mudou muito em comparação à operação passada, que resultou em R$ 55.653.

Com relação aos petrechos de pesca, barcos e motores de popa apreendidos, nesta operação destacou-se a redução significativa das redes de pesca, que é o petrecho mais preocupante e que tem sido combatido sistematicamente. No total, foram apreendidas 78 redes. No ano passado, foram 167.