A investigação apurou a existência de uma associação criminosa voltada à emissão e recebimento de Documentos de Origem Florestal falsos.

Operação investiga organização criminosa especializada em fraudar a emissão de documentos de origem de produtos florestais
/ Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou hoje (29), em conjunto com o Ibama, a Operação GHOSTWOOD, dando cumprimento a 10 mandados de busca e apreensão, 12 mandados de suspensão de atividade econômica e 12 mandados de interdição e lacração de estabelecimento, expedidos pela 1ª Vara Federal de Ponta Porã/MS. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Campo Grande, Ponta Porã, Dourados, Sete Quedas e Umuarama/PR.

A investigação apurou a existência de uma associação criminosa voltada à emissão e recebimento de Documentos de Origem Florestal falsos. Em regra, a emissão dos DOF’s falsos tem como finalidade ludibriar a fiscalização e legalizar produtos de origem florestal adquiridos de forma ilegal.

Para a emissão e recebimento dos Documentos de Origem Florestal falsos, os investigados utilizavam tanto empresas de fachada quanto madeireiras em pleno funcionamento. A operação foi batizada de "GHOSTWOOD", em razão de referido termo significar "Madeira Fantasma".

Foram utilizados mais de 50 policias federais e 5 equipes de Agentes Ambientais do Ibama na deflagração da operação.