A ação, desencadeada pela PMA (Polícia Militar Ambiental), entra no quarto ano consecutivo e tem a intenção de combater o tráfico de aves e animais silvestres.

Operação de combate ao tráfico de aves em MS começa hoje
Polícia Militar Ambiental inicia hoje operação contra o tráfico de aves em MS. / Foto: Divulgação/PMA

Começa nesta quarta-feira (10/8) em Mato Grosso do Sul, a Operação Bocaiúva. A ação, desencadeada pela PMA (Polícia Militar Ambiental), entra no quarto ano consecutivo e tem a intenção de combater o tráfico de aves e animais silvestres. 

Entre agosto e dezembro ocorre o período reprodutivo dos psitacídeos (papagaio, arara, periquitos, maritacas, entre outros), o Batalhão realiza a operação contra o tráfico de animais silvestres, especialmente o papagaio, que é o mais procurado pelos traficantes.

O monitoramento ocorre principalmente nos municípios próximos às divisas com São Paulo e Paraná, como: Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina, Três Lagoas e Brasilândia, além de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo.

Esses locais receberão reforços de equipes de outras partes do Estado distribuídas em propriedades rurais, assentamentos, com vigilância e orientações, bem como bloqueios em rodovias e estradas vicinais. 

Operações anteriores

A operação deste ano continua em razão dos resultados positivos na prevenção ocorridos nas operações anteriores, quando houve redução dos papagaios apreendidos. Foram 180 em 2019 e apenas sete papagaios em 2020, redução de 94%, apesar de a mesma quantidade de traficantes presos. 

Em 2021 houve um aumento, quando foram apreendidos 223 papagaios, porém, em uma única prisão com um casal paranaense e, mesmo assim, abaixo da média de anos anteriores à operação.

“Isso indica que os infratores estão sendo detidos sem que consigam retirar grande quantidade de animais”, diz a PMA.