Semana terá onda de calor histórica .

Onda de calor: tempo firme com temperaturas de até 41°C em MS
/ Foto: Leonardo França

O tempo nesta terça-feira (29) segue firme, com céu claro a parcialmente nublado em todas as regiões e sem expectativa de chuva em Mato Grosso do Sul, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

As temperaturas em Mato Grosso do Sul poderão variar entre de 18°C a 41°C. Em Campo Grande, a variação está estimada em 23°C a 37°C. As cidades de Coxim, Sonora, Paranaíba e Água Clara, registram as maiores altas de temperatura, de até 41°C.

A umidade relativa do ar baixa à tarde em estado de alerta à saúde, especialmente nos setores noroeste, norte e bolsão. A variação na umidade está estimada entre 15% a 70% em MS ao longo do dia.

Onda de calor
Com anomalias de temperaturas e episódio de calor histórico no Brasil, a MetSul Meteorologia afirmou que, a partir desta segunda-feira (28), os termômetros marcarão acima de 40ºC nas regiões Sudeste e Centro-Oeste – incluindo a Capital. A onda de calor foi comparada com eventos extremos, registrados na Califórnia e na Austrália.

Entre quarta (30) e sexta-feira (1), as máximas serão ainda maiores: 41ºC a 44ºC, segundo o modelo de medição de temperatura norte-americano GFS. Para Mato Grosso do Sul, o GFS chega a indicar máximas de 43ºC a 45ºC a partir de quarta-feira. Em Campo Grande, o MetSul alerta que “as máximas com folga superarão os 40ºC”.