Oumuamua "não emite sinais artificiais", concluíram astrônomos.

Objeto interestelar misterioso não possui sinais de vida extraterrestre

O misterioso objeto em forma de cigarro que está circulando pelo sistema solar, chamado “Oumuamua” - ou “mensageiro”, em havaino -, e que é suspeito de ter vindo de outro sistema, “não emite sinais artificiais”, segundo as primeiras observações dos especialistas.

O relato foi publicado nesta quinta-feira (14), em um comunicado do programa Breakthrough Listen, destinado à busca de vida tecnológica extraterrestre tecnológico.

“Não descobrimos sinais artificiais vindos desse objeto até agora, mas a vigilância e a análise de dados continua”, explicou o Breathrough.

É a primeira vez que os astrônomos conseguem observar e confirmar a presença de um “objeto interestelar” no sistema solar. O Oumuamua foi identificado em outubro, durante um curso do pesquisador Rob Weryk.

“Seu movimento não pode ser explicado usando uma órbita de asteróide ou cometas do sistema solar normal”, explica Weryk. “Este objeto veio de fora do nosso sistema solar”, completa.

Outra curiosidade é que o asteroide, de 400 metros de comprimento e 40 m de largura, tem o formato de um “cigarro”. Sua forma não tem precedentes entre todos os outros asteroides avistados no Sistema Solar.