Calendário foi divulgado no começo de janeiro e foi atualizado recentemente.

Novo cronograma com datas do Encceja é publicado
UNIASSELVI oferece condição especial para quem ingressa na Instituição por meio do exame. / Foto: Divulgação

As datas da edição 2023 do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foram atualizadas. As inscrições acontecerão entre 22 de maio e 2 de junho. A aplicação da prova será em 27 de agosto e a divulgação do gabarito em 11 de setembro, já os resultados estão previstos para 22 de dezembro.

Os participantes que vivem no exterior poderão se inscrever entre 17 e 28 julho. Nesse caso, o exame acontecerá em 22 de outubro. O gabarito será publicado em 14 de novembro e o resultado também no dia 22 de dezembro.

Para os candidatos privados de liberdade e que farão a reaplicação do Encceja regular, as inscrições vão de 24 de julho a 4 de agosto, com provas nos dias 17 e 18 de outubro. Os gabaritos e o resultado dessa etapa serão divulgados, respectivamente, nos dias 3 de novembro e 22 de dezembro.

No caso de quem está fora do Brasil e está privado de liberdade, o prazo de inscrição será de 17 a 28 de julho, com aplicação de provas entre 23 de outubro e 3 de novembro. Os gabaritos desta etapa serão divulgados no dia 14 de novembro e os resultados, em 22 de dezembro.

Critérios de participação

Para participar do Encceja, o estudante precisa ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental. Quem busca a certificação do ensino médio precisa ter, no mínimo, 18 anos completos no dia da prova. Ao todo, são quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação.

Novo calendário

O cronograma do Encceja 2023 havia sido disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do dia 2 de janeiro, mas foi republicado com ajustes de erros na terça-feira (17).

Bolsas UNIASSELVI

A UNIASSELVI oferece uma condição especial para quem ingressa na Instituição por meio do Encceja. Além de não precisar fazer vestibular, o aluno tem a primeira mensalidade grátis e mais bolsa de estudos de 35% até o fim do curso. São 25% de desconto garantido e mais 10% ao realizar os pagamentos com pontualidade.

Ao se inscrever no portal ou no UNIASSELVI LeoApp – que tem navegação patrocinada - é preciso selecionar a opção ‘Encceja', depois basta apesentar os documentos no polo escolhido para começar a Graduação. O processo seletivo é simplificado, ou seja, o ingresso é por meio da produção de uma redação.

Sobre o Encceja

O Encceja avalia as competências, habilidades e os saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade regular. Para quem parou de estudar, o exame serve para obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e o certificado de conclusão do ensino médio.