Nova fábrica de celulose no MS recebe licença de instalação
/ Foto: Celulose Online

Com área de 3,27 milhões de m² e capacidade anual de produção de 2,2 milhões de toneladas de celulose branqueada de eucalipto, o empreendimento será um dos maiores já licenciados no Brasil na área de celulose.

Concedida pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul), a Licença de Instalação LI 137/2014 teve como base estudos técnicos e ambientais do empreendimento realizados pela multinacional finlandesa Poyry, principalmente com relação aos equipamentos de controle ambiental e atendimento às condicionantes da Licença Prévia LP 174/2014.

A planta da CRPE no Mato Grosso do Sul terá ainda capacidade de cogeração de energia de 291 MW, sendo que 151 MW serão utilizados na própria fábrica e o excedente, 140 MW, será comercializado.

Com a licença, o empreendimento tem autorização ambiental para início de suas obras em Ribas do Rio Pardo. Esta licença também engloba a construção de um ramal ferroviário.

Além dos estudos ambientais realizados para o licenciamento ambiental, a Poyry foi também responsável pelos estudos de engenharia conceitual e de viabilidade técnica e econômica do empreendimento.

Além disto, está a cargo da empresa a execução do projeto de engenharia básica, constituído de duas etapas.

A primeira fase, em execução, envolve a conceituação técnica e definição do modelo de implantação do empreendimento. Já a segunda etapa contempla as especificações técnicas para as tomadas de preços e análise de propostas para os pacotes de Equipamentos de Processo.