O Prefeito nomeou a sogra para cargo em secretaria um dia depois da união.

No Paraná, MP investiga prefeito que se casou com menor de 18 anos
Prefeito da cidade de Araucária (PR), Hissam Hussein. / Foto: Reprodução

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) anunciou, nesta terça-feira, 25, uma investigação sobre o casamento entre o prefeito da cidade de Araucária (PR), Hissam Hussein, 65 anos, com uma jovem de 16 anos. O órgão também investiga a nomeação de Marilene Rôde, mãe da jovem, para o cargo de secretária de Cultura e Turismo do município.

O casamento com a menor ocorreu em 12 de abril, um dia depois do aniversário de 16 anos da jovem. De acordo com a legislação brasileira, a partir dos 16 anos, a pessoa pode se casar — desde que exista autorização dos pais, ou caso o jovem seja emancipado.

O MP não forneceu mais detalhes sobre a situação, em virtude do trâmite sigiloso do caso. No entanto, a nomeação de Marilene Rôde como secretária municipal de Turismo pode ser questionada na Justiça.

Pela Constituição Federal, agentes públicos não podem nomear, contratar ou favorecer familiares e parentes em cargos do poder público. Essa ação configura caso de nepotismo.

A prefeitura de Araucária alegou, em nota à imprensa, que a nomeação de Marilene é um “ato discricionário do chefe do Poder Executivo, o qual entendeu que a servidora em questão reúne as condições necessárias para o exercício do cargo, vez que possui 26 anos de experiência no serviço público”.

A história de nepotismo do prefeito

Na trajetória política de Hussein existem outras denúncias de nepotismo. Em seu primeiro mandato, em 2017, o parlamentar nomeou sua então esposa, Cristina, as filhas Ryam e Yasmim, o cunhado José Roberto e o genro Eduardo para cargos na prefeitura.

A ex-esposa, inclusive, era secretária de Assistência Social. O caso foi investigado em 2019, mas foi arquivado.