Aura Coimbra, de 32 anos, iniciou o tratamento do tumor no intestino em 2017, mas exame de DNA concluiu que amostra era de um homem e não dela

Mulher teve exames trocados e foi diagnosticada com câncer:
Enfermeira teve exames trocados e fez tratamento sem ter câncer — Foto: TV Globo Enfermeira teve exames trocados e fez tratamento sem ter câncer / Foto: TV Globo

História de novela na vida real. Assim como a personagem Paloma (Grazi Massafera) em Bom Sucesso, a enfermeira Aura Coimbra, de 32 anos, se viu sem chão ao receber um diagnóstico de câncer de intestino após o seu exame ter sido trocado com o de outro paciente. O caso aconteceu em 2017, porém, diferente de Paloma, a moradora do interior de Goiás não conseguiu descobrir quem seria a outra pessoa.

"Tinha vários exames que comprovavam o diagnóstico errado. Em momento nenhum, pensei que pudesse estar errado", contou Aura.

Exames trocados

"Durante uma colonoscopia, que é uma investigação do intestino, o médico achou um pólipo - uma verruguinha. O procedimento padrão é retirar essa verruga e mandar para análise. No resultado da biopsia veio câncer e, quando cheguei ao especialista, ele disse que era incompatível, por eu ser jovem e mulher. Pediu para repetir. Repetimos em três laboratórios e confirmou-se o diagnóstico de adenocarcinoma."

"Comecei o tratamento, procurei um oncologista e um outro proctologista para me acompanhar durante todo o tratamento."

Depressão

"Desenvolvi um transtorno de ansiedade grave, com distúrbios alimentares e depressão. Foi um sofrimento muito intenso para mim e para minha família."

Reviravolta

Um exame de DNA concluiu que amostra era de um homem e não da enfermeira: "O meu médico proctologista que me assistiu sugeriu o exame de DNA. Ele é um pesquisador na área e ele ficou curioso com o caso, porque ele disse que era um muito raro. E ele repetiu a colonoscopia e viu que meu intestino apresentava integridade, não tinha nenhuma lesão aparente."