MS tem 10 cidades com alerta para surto de dengue

Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os municípios, aponta que 10 cidades encontram-se em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika no Estado do Mato Grosso do Sul. Desse total, o município de Amambaí está em risco. Outros nove aparecem em alerta e 43 estão em situação satisfatória. Campo Grande, a capital do estado está em situação satisfatória.

A cidade que corre risco é Amambaí, com 4,7. Em alerta encontram-se as cidades de Paranhos (3,4); Maracaju (3,2); Paranaíba (2,2); Bataguassu (2); Corumbá (1,9); Alcinópolis (1,5); Coxim (1,2); Bodoquena (1) e Nova Andradina (1).

Os dados do LIRAa, foram apresentados pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, que também divulgou a nova campanha deste ano para combate ao mosquito transmissor das três doenças. A nova campanha chama a atenção para as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue, além da importância de eliminar os focos do Aedes.

"Para este ano, esperamos uma estabilidade nos casos de dengue e zika. Como chikungunya é uma doença nova, e muitas pessoas ainda estão suscetíveis, pode ocorrer aumento de casos ainda este ano. Porém, para o próximo, também esperamos estabilização dos casos de chikungunya" explicou o ministro Ricardo Barros. Ele ressaltou, no entanto, que o Sistema Único de Saúde (SUS) está qualificado e preparado para o atendimento destas pessoas.