Em todo Brasil, há pelo menos 49 casos de fungo negro mapeados pelo Ministério da Saúde, sendo que 19 estão relacionados com a covid-19. Casos também foram notificados no país vizinho, Paraguai.

MS notifica novo caso suspeito de "fungo negro", em paciente de 31 anos

Mato Grosso do Sul confirma novo caso suspeito da mucormicose, conhecida como 'fungo negro'. Trata-se de um homem, de 31 anos, morador de Dourados.

O Cievs (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde), vinculado ao governo estadual, foi notificado em 16 de agosto pelo município sobre o paciente, que não tem comorbidades, e está internado em leito clínico, com tratamento antifúngico.

A amostra foi analisada pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul), mas a confirmação deverá ser feita por laboratório do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo (SP).

Conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), Mato Grosso do Sul confirmou apenas um caso dessa doença em todo ano. Cícero Ermenegidio da Silva, de 71 anos, foi a óbito por conta dessa infecção e teve sua história contada pelo Campo Grande News.

Houve outro caso suspeito, notificado em 2 de junho, em Corumbá, em um paciente de 50 anos. Ele recebeu alta hospitalar em junho e a mucormicose foi descartada.

'Fungo negro' - Alguns especialistas apontam que a enfermidade é considerada rara e muito restrita ao ambiente hospitalar, mesmo entre os que têm um pouco mais de predisposição, como é o caso de pessoas com baixa imunidade.

Em todo Brasil, há pelo menos 49 casos de fungo negro mapeados pelo Ministério da Saúde, sendo que 19 estão relacionados com a covid-19. Casos também foram notificados no país vizinho, Paraguai.

Segundo o jornal britânico BBC News, a Índia foi um dos países que mais sofreu com essa doença, com mais de 4,3 mil mortes de pessoas registradas até meados de julho. A maior parte dos casos envolvem pessoas que tinham covid-19 e o fungo afeta o nariz, olhos e até mesmo o cérebro, cerca de 12 a 18 dias, após a recuperação da covid. O jornal também destaca que muitos casos podem estar subnotificados.