Da caneta do gaúcho Harry Amorim Costa, surge um Estado com orçamento de Cr$ 4.725.340.000,00

MS nasceu com orçamento de 4 bilhões e 3 governadores em um ano

Contemporâneo da Ditadura, Mato Grosso do Sul nasceu numa terça-feira, 11 de outubro de 1977, pelo decreto do presidente Ernesto Geisel. Mas, a nova unidade federativa a se fazer estrela na bandeira do Brasil só ganhou estrutura administrativa a partir de primeiro de janeiro de 1979.

Da caneta do primeiro governador, o gaúcho Harry Amorim Costa, surge um Estado com orçamento de quatro bilhões, setecentos e vinte e cinco milhões, trezentos e quarenta mil cruzeiros (Cr$ 4.725.340.000,00).

O valor consta nas páginas amareladas do decreto lei 13, datado de 1º de janeiro de 1979, quando foi publicado o primeiro Diário Oficial de Mato Grosso do Sul. A estrutura era enxuta, num total de oito secretarias.

“Foi dividido em 1977, mas a instalação do primeiro governo é de janeiro de 1979. Nesse período, se montou a máquina administrativa para o Estado começar a funcionar. Em novembro de 1978, houve eleição para a Assembleia Legislativa. Em janeiro de 1979 foi instalado o governo. O nome mais forte da Arena era o de [Pedro] Pedrossian, mas o partido se dividiu e o governo militar indicou Harry Amorim Costa”, afirma a historiadora Marisa Bittar, autora do livro “Mato Grosso do Sul: A construção de um Estado”, em entrevista sobre a gênese de MS.

O primeiro escalão era composto pelas pastas de Planejamento e Coordenação Geral, Fazenda, Administração, Desenvolvimento de Recursos Humanos, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura Regional e Urbana, Justiça e Segurança Pública. Cada secretário teria direito a vencimentos de 32 mil cruzeiros.