O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) instaurou inquérito para investigar se houve falha na garantia do acesso a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), em Dourados, cidade do sul do estado, para exames e consultas de ortopedia. Conforme divulgado pelo órgão nesta terça-feira (17), a fila de espera chega a 5.863 pessoas aguardando atendimento.
O G1 entrou em contato com o Ministério da Saúde, por meio da assessoria de imprensa, que informou que não irá se posicionar sobre o assunto. A prefeitura de Dourados informou, por meio da assessoria de imprensa, que só poderia se posicionar nesta quarta-feira (18).
A Secretaria de Estado de Saúde informou, por meio da assessoria de imprensa, que também só poderia se posicionar nesta quarta-feira.
Ainda de acordo com o MPF, foi solicitado à Secretaria de Estado de Saúde (SES) dados de 2012 a 2015 referentes ao atendimento em ortopedia em todo o estado, incluindo detalhes sobre unidades de saúde, encaminhamentos e procedimentos já realizados.
Somente procedimentos classificados como “ortopedia geral” são realizados, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde da cidade distante 214 quilômetros de Campo Grande ao MPF. Pacientes de alta complexidade estão sendo encaminhados para a capital sul-mato-grossense.
Como Dourados atende pacientes de 17 municípios da região, o MPF vai apurar também os serviços prestados a essas pessoas. Nesse inquérito, o órgão vai verificar também insuficiência no atendimento em ortopedia de alta complexidade com base em portarias e normas do Ministério da Saúde.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!