Órgão diz que terceirização de vagas é irregular

MPE-MS pede concursados em vagas em cozinha do Hospital Regional

O governo do Estado foi recomendado a convocar aprovados em um concurso de 2014 para os cargos de auxiliar de copa e auxiliar de cozinha, para que preencham vagas no Hospital Regional Rosa Pedrossian.

A recomendação foi emitida nesta sexta-feira (10), pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul). O órgão emitiu a solicitação após concluir uma investigação sobre terceirização irregular no Hospital.

O MPE-MS questiona a contratação da empresa Vyga - Prestadora de Serviços de Conservação e Asseio Ltda, para prestação de serviços terceirizados que deveriam ser praticados por concursados, segundo o órgão.

No que se refere a limpeza de resíduos e restos de alimentos, o MPE-MS apurou que os trabalhos contam na Gerência de Folha do Hospital Regional como atribuídos aos auxiliares de copa e de cozinha, portanto não poderiam ser terceirizados.

Conforme o órgão de fiscalização apurou, existem candidatos aprovados em um concurso de 2014 da Funsau (Fundação de Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul) que poderiam exercer os cargos de auxiliar de copa e cozinha no Hospital.

O MPE-MS pede tanto que os aprovados no concurso sejam convocados para preencherem as vagas no Hospital, quanto que o contrato com a Vyga passe pelas “medidas administrativas” necessárias para que cessem as irregularidades.

A recomendação foi emitida ao secretário Estadual de Saúde, Nelson Tavares, e aos diretores-presidentes da Funsau, Dr. Justiniano Barbosa Vavas, e do Hospital Regional Rosa Pedrossian.