Sobremesa saudável é uma das opções para fugir de doces mais calóricos.

Mousse fit de abacate com avelã perfeito para a sobremesa
/ Foto: Divulgação

Não quer sair da dieta mas a vontade de comer aquele doce não sai de você? Calma que nós achamos uma solução perfeita para você poder comer sem peso na consciência e sem “enfiar o pé na jaca”. O mousse de abacate com creme de avelã cumpre essa missão além de ser super fácil de fazer. Veja a receita abaixo:

Ingredientes
2 abacates maduros
200g de castanhas de cajus hidratados
Suco de 3 limões sicilianos
1/2 xícara de xarope de ácer ou agave
Canela em pó (opcional)
Pasta de avelã caseira (receita abaixo)

Modo de Fazer
Num processador triture todos os ingredinetes, exceto a pasta de avelã. Numa taça, coloque no fundo a pasta de avelã e por cima o creme de abacate. Polvilhe com canela em pó. Leva à geladeira pelo menos 1 hora para o sabor realçar e o creme dar uma leve endurecida.

Pasta de avelã caseira

Ingredientes
2 xícaras de avelãs cruas
2 colheres de sopa de óleo de coco
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 xícara de açúcar de coco
1 1/2 colheres de sopa de cacau em pó
1/4 de colher de chá de flor de sal

Modo de Fazer
Pré-aqueça o forno a 150º C e toste as avelãs durante cerca de 10 minutos, até as peles começarem a escurecer e a soltar-se, tendo sempre cuidado para não as deixar queimar. Retire as avelãs do forno e esfregue-as num pano de cozinha para tirar a pele.

Triture as avelãs sem pele, durante cerca de 10 minutos, até ficarem desfeitas, raspando de vez em quando os restos que agarrarem ao copo. Acrescente o óleo de coco e volte a ligar para conseguir um creme macio.

Junte aos poucos o resto dos ingredientes enquanto bate durante 5 a 10 minutos. Se grudarem no copo, raspe para misturar tudo muito bem. Pare só quando obtiver um creme suave e aveludado (pode demorar um pouco mais, dependendo do seu liquidificador).

Coloque num frasco esterilizado e ponha na geladeira para engrossar.