Objetivo é chamar atenção da empresa quanto as condições de trabalho

Motoristas da Uber organizam paralisação na quarta-feira
Estimativa é de que 50% dos motoristas do serviço fiquem indisponíveis / Foto: Arquivo / Correio do Estado

Motoristas do aplicativo de transporte da empresa Uber organizam uma paralisação para a próxima quarta-feira (8), em Campo Grande. O objetivo da categoria é chamar a atenção da empresa quanto as condições de trabalho e também participar de um protesto internacional que marcará oferta pública inicial (IPO) da empresa na Bolsa de Nova York. A estimativa é de que 50% dos motoristas do serviço fiquem indisponíveis, durante até 24h.

Conforme o presidente da Associação de Parceiros de Aplicativos de Transporte de Passageiros e Motoristas Autônomos de Mato Grosso do Sul (Applic/MS), Paulo Pinheiro, a Uber vem encolhendo os pagamentos dos profissionais, além de não oferecer benefícios ou segurança. Os motoristas também reclamam de não terem voz contundente nas opiniões refletidas pela empresa e acusam a Uber de falta de transparência para com eles.

“Nós não tem valor nenhum para a empresa, nós temos que ser ouvidos. Hoje, o motorista se sente desprestigiado, desvalorizado, a empresa não reporta e-mail para o motorista, não dá a mínima atenção, é tipo um regime ditatorial. E essas mesmas reclamações que nós temos aqui , tem no mundo todo, porque a cartilha deles é uma só”, diz Pinheiro.

O presidente reclama ainda que o ganho dos motoristas tem sido muito baixo perante a porcentagem que fica para a empresa. “A Uber fica com 30%, e a gente acha isso um absurdo porque tudo é do motorista, manutenção troca de óleo, pneu, no fim das contas, praticamente não sobra nada. Além disso, tem a questão da nota de corte, que começa com 5.0, e 4.7 já começa ameaçar o motorista de que será descredenciado. Nós, os motoristas, não tem voz nenhuma com essa plataforma, por isso que hoje muitos motoristas não estão mais trabalhando com a Uber”, disse

Segundo Pinheiro, a manifestação vem sendo organizada por diversos grupos de motoristas online e deve paralisar o serviço por até 24h. A estimativa é de que cerca de quatro mil motoristas participem. “Estamos planejando desligar o aplicativo a partir das 13h e vamos nos concentrar os altos da Afonso Pena, para um protesto”, explicou.

O Correio do Estado solicitou um posicionamento da Uber sobre o assunto, mas até a publicação desta reportagem não houve resposta.