Uma testemunha disse à Reuters que outra explosão foi ouvida na cidade posteriormente.

Moscou diz que Ucrânia atingiu depósito de combustível dentro da Rússia
Moscou diz que Ucrânia atingiu depósito de combustível dentro da Rússia. / Foto: Divulgação

A Rússia acusou a Ucrânia de realizar um ataque aéreo contra um depósito de combustível na cidade russa de Belgorod nesta sexta-feira, um incidente que o Kremlin disse ter dado um tom desfavorável para as negociações de paz com Kiev.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que não poderia confirmar ou negar relatos de envolvimento ucraniano no ataque, pois não tinha informações militares. O Ministério da Defesa ucraniano e o comando militar não responderam aos pedidos de comentários.

Imagens de vídeo do suposto ataque –a primeira acusação de um ataque aéreo ucraniano em solo russo desde que Moscou iniciou sua invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro– mostraram o que pareciam ser vários mísseis sendo disparados de baixa altitude, seguidos por uma explosão. A Reuters não pôde verificar imediatamente as imagens.

O governador regional Vyacheslav Gladkov disse no aplicativo de mensagens Telegram que dois helicópteros ucranianos atingiram a instalação em Belgorod, a cerca de 35 quilômetros da fronteira com a Ucrânia, depois de entrar na Rússia em baixa altitude.

O incêndio resultante feriu dois trabalhadores, acrescentou Gladkov, enquanto algumas áreas da cidade estavam sendo esvaziadas.

No entanto, a petrolífera russa Rosneft, proprietária do depósito de combustível, afirmou em comunicado separado que ninguém ficou ferido no incêndio. A empresa não deu informações sobre a causa do incêndio.

Uma testemunha disse à Reuters que outra explosão foi ouvida na cidade posteriormente. A causa da explosão não foi imediatamente esclarecida.

Falando a repórteres em uma teleconferência, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o presidente Vladimir Putin foi informado sobre o incidente. Peskov declarou que o ataque pode comprometer as negociações de paz de Moscou com Kiev.

“É claro que isso não pode ser encarado como criação de condições confortáveis ​​para continuar as negociações”, disse Peskov, acrescentando que tudo está sendo feito para evitar interrupções no fornecimento de combustível na cidade.