Morre harpia, maior água do mundo
Harpia ferida é encontrada em Ponta Porã (MS). / Foto: Reprodução/TV Morena

Morreu a harpia que foi encontrada machucada em uma fazenda de Ponta Porã, cidade a 326 km de Campo Grande. A informação foi dada em nota pelo Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) nesta terça-feira (28). A ave morreu durante a noite do último domingo (26).

Em nota, o Cras informou que "as causas da morte do animal estão sendo investigadas pelos veterinários do Cras com o apoio de técnicos do Projeto Harpia, que farão o laudo de necropsia". O laudo deve ficar pronto nesta quarta-feira (29).

Vanessa Signoretti, de 33 anos, esposa do veterinário que encontrou a ave, disse ao G1 que está indignada. "A gente fica chateada demais. Pegamos ela [ave], levamos até Campo Grande, cuidamos", afirmou.

Entenda o caso

O veterinário Avelino de Osti contou que o animal silvestre foi encontrado por um peão em uma fazenda de Ponta Porã na quinta-feira (23) e, logo em seguida, levado até sua clínica veterinária. A águia foi encaminhada para o Cras na tarde de sexta-feira (24).

Segundo o veterinário, a harpia pegou um filhote de carneiro no campo e, quando foi levantar voo, bateu num cabo de aço da cerca da fazenda.

Vanessa explicou ao G1 que o peão foi até a clínica e relatou que um gavião havia se machucado. O casal não fazia ideia de que o gavião, na verdade, era uma das maiores aves rapinas da América Latina. “Como ele [Avelino] fez um curso de animais silvestres, pediu para levar [até a clínica]. Quando vimos a harpia não acreditamos”, disse a mulher.

O casal chegou à capital sul-mato-grossense na noite de quinta-feira e precisou ficar na casa de amigos e, apenas na sexta-feira, conseguiu levar a ave para o Cras, onde ela recebeu cuidados.

Vanessa ainda contou que representantes do Projeto Harpia, na Amazônia, e do Projeto Gavião Real, na Mata Atlântica, entraram em contato com Avelino depois que ele publicou fotos da ave em redes sociais.

A harpia é considerada uma das maiores aves rapinas da América Latina é a maior águia do Brasil. O animal pode chegar a mais de um metro de comprimento e até dois metros de envergadura quando está com as asas abertas. Um adulto pode chegar a pesar nove quilos.