Ministério da Saúde usa Tinder em campanha contra a Aids

Com a proximidade do Carnaval, o Ministério da Saúde anunciou na última terça-feira, 10, uma nova campanha para a prevenção contra o vírus da Aids. A diferença é que desta vez o órgão recorreu a meios tecnológicos, mais precisamente o aplicativo de relacionamentos Tinder, para tentar conscientizar as pessoas do perigo do sexo sem proteção.

A campanha inclui cinco perfis falsos no aplicativo, três do sexo masculino e dois do feminino. Os primeiros testes aconteceram em bares e casas noturnas, com mais de 2 mil interações com o público.

Ao conseguir uma combinação, o perfil falso do Ministério da Saúde perguntava indiscretamente ao possível “parceiro” uma única pergunta: “E aí, curte sexo sem camisinha?”. Dependendo da resposta, o perfil fake elogiava a consciência de quem preferia se proteger ou orientava aqueles que não viam problemas.

O governo também pensa em expandir a campanha para outros festivais além do Carnaval, mas a empresa responsável pelo aplicativo não parece ter gostado da ideia até o momento. A vice-presidente Rosette Pambakian afirma que os perfis falsos estão sendo sumariamente deletados. “Os perfis violam o termo de serviços. Você não tem autorização para anunciar no Tinder”, afirma ela.

A medida, de qualquer forma, vem num momento delicado em relação ao vírus HIV, com os índices de infecção aumentando 33% entre a população jovem, com idade entre 15 e 24 anos. O Tinder é popular nesta faixa etária, então parece uma boa plataforma para divulgar a ideia.