Tenente-coronel manteve mulher e filhos em cárcere privado desde as 20h de terça-feira. Ele se entregou após 14 horas de negociação.

Militar do Exército se rende e liberta família
Tenente-coronel André Luiz / Foto: Reprodução/Redes Sociais

O tenente-coronel do Exército André Luiz, que mantinha mulher e filhos reféns desde a noite de terça-feira (14), se entregou a policiais às 9h50 desta quarta (15). Foram quase 14 horas de negociações na frente da casa da família em Cascadura, na Zona Norte da cidade.

Após a liberação, a família recebeu cuidados médicos. O militar foi levado para a 29ª DP (Madureira).

Ação da PM para libertação
 
Policiais Militares do 9º Batalhão (Rocha Miranda) foram os primeiros a chegar ao prédio.

Agentes do Bope foram negociações O porta-voz do batalhão, tenente Moreira, afirmou que a esposa e os filhos não estão feridos e o dano seria "apenas emocional".

Nenhum tiro foi disparado. Dentro do apartamento foi encontrada uma pistola. "André estava emocionalmente desgastado ao longo das negociações", disse Moreira.

André Luiz será encaminhado ao Hospital do Exército, permanecendo preso à disposição do Poder Judiciário.

Homem 'fechado', segundo vizinhos
 
Segundo um vizinho, o militar saiu de cabeça erguida do prédio. Os outros familiares choravam.

Eles contaram que a esposa é uma boa pessoa e os filhos conviviam com as outras crianças do prédio, mas André Luiz era conhecido por ser fechado e andar armado.

No começo da noite de terça-feira, os vizinhos começaram a ouvir agressões. O sequestro começou às 20h, quando a mulher correu para a varanda e gritou por socorro.

Agressões
 
Segundo relatos de parentes, Luciana vivia uma rotina de agressões desde que a família se mudou para o prédio, há dois anos.

O cunhado e uma amiga da mulher afirmaram que ela sofria ameaças do militar. A esposa chegou a denunciá-lo, mas, por medo, acabou mantendo o casamento.

“Era truculento, de empurrar, de fazer certas coisas. Ameaçava até as crianças. Meu desespero todo é esse. Porque ela tinha medo, ela falava que ele pode fazer sim”, afirmou a amiga.

Uma mãe de colegas de escola definiu André Luiz como "um poço de ignorância". Segundo ela, já viu Luciana ferida algumas vezes. "A gente a via com os braços roxos."

Exército se manifesta
 
Em nota, o Comando Militar do Leste disse se tratar de "traumático episódio".

"O Exército Brasileiro solidariza-se com os familiares envolvidos nesse traumático episódio e prestará toda a assistência médica, psicológica e espiritual requerida para a desejada superação."
 
"Por oportuno, o Comando Militar do Leste cumprimenta os profissionais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro que conduziram as negociações, reconhecendo e agradecendo a sua competência profissional no cumprimento de tão sensível missão", emendou.