Microsoft desenvolve forma de carregar celular com raios laser

A Microsoft Research, braço da Microsoft que desenvolve pesquisas tecnológicas, desenvolve um novo sistema que promete recarregar seu celular utilizando raios de luz. O sistema, chamado AutoCharge tenta ser uma alternativa à eletricidade sem fio para carregar seu celular sem ter de ligá-lo em um cabo todo dia ao chegar em casa.

Os pesquisadores chineses Yunxin Liu, Zhen Qin, e Chunshui Zhao criaram um protótipo que pode ser implantado no teto. Utilizando o sensor do Kinect, o aparelho reconhece dispositivos que se pareçam com um smartphone no ambiente e então começa a disparar raios laser para o celular adaptado para transformá-la em energia.

Os raios, no entanto, devem ser infravermelhos, invisíveis ao olho humano para evitar o “efeito cinema” no seu escritório ou quarto.

Para ter certeza de que o retângulo encontrado pelo sensor realmente é um smartphone, o AutoCharge é capaz de se comunicar com o celular por Bluetooth e um LEDs no smartphone, que permite que o fornecimento de energia se encerre quando o aparelho já esteja carregado.

Mas é perigoso? O sistema utiliza luz, então não há riscos de saúde ao utilizá-lo. No entanto, um laser também pode gerar danos, causar queimaduras dependendo da potência ou cegueira quando apontado para os olhos. Por isso, o sistema é feito para se autodesligar em 50 milissegundos quando alguma coisa interrompe a trajetória do raio de luz até o celular por questões de segurança.

A técnica não é muito diferente da recarga solar, só que utilizando um raio artificial e invisível. Segundo os pesquisadores, os resultados foram melhores do que o que existe atualmente em relação a eletricidade sem fio. Eles também afirmam que o desempenho é similar a colocar o celular para carregar em um carregador comum de parede.