No Brasil a novidade deve chegar só no próximo ano.

Microsoft começa testar ferramenta que ajuda a fazer currículo
Quando o usuário abrir um documento em branco e começa a fazer um currículo, o assistente do Office deve identificar o tipo de texto automaticamente e ativá-lo. / Foto: Reprodução

A Microsoft iniciou a fase de testes de um novo assistente do Word dedicado a produção de currículos. Conhecido como “Editor for Resume” está sendo distribuído para os testadores do Office Insider (build 1811) e traz algumas recomendações na hora de fazer o documento profissional.

No Brasil a novidade deve chegar só pelo próximo ano, mas ela já está sendo disponíbilizada no Microsoft Word em inglês. Por meio do “Resume” quando o usuário abrir um documento em branco e começa a fazer um currículo, o assistente do Office deve identificar o tipo de texto automaticamente e ativá-lo.

Caso isso não aconteça, será possível acessar o recurso na guia de Revisão, conforme o Tecmundo. Quando ativada, essa novidade avalia todo o seu texto e começa a fazer sugestões de melhorias em várias formas.

Ele consegue identificar quantificadores vagos, expressões desnecessárias, verbos que não dizem muita coisa, escrita em primeira pessoa, linguagem muito informação, clichês e vários outros problemas comuns.

O recurso então marca todos esses problemas e sugere modificações para que você tenha um texto mais coeso e direto, que pode ser impresso ou mesmo colado posteriormente no LinkedIn.