Cada lata de leite custa R$ 50

Mesmo com decisão judicial, mãe não consegue leite especial para o filho

Há cinco anos cuidando do filho de 10 anos, que é especial e se alimenta através de sonda, uma mãe não consegue receber o leite da criança, que foi garantido por decisão judicial. A última vez que ela conseguiu o alimento foi no dia 31 de agosto deste ano, mas quando foi buscar o produto em outubro foi informada no CEM (Centro de Especialidades Médicas) da Capital que o leite estava em falta e que não havia previsão de chegada.

De acordo com a dona de casa Elaine Madalena da Silva, 32 anos, contou que o filho tem microcefalia e epilepsia. Há 5 anos, desde que teve uma pneumonia aspirativa, o menino passou a se alimentar através de uma sonda. Para sobreviver, ele depende do leite que a mãe reivindica agora. “Ele ficou 20 dias internado no Hospital Regional, em estado grave. Desde que eu saí do hospital, eu tenho a decisão judicial da Defensoria Pública”, contou.

Segundo Elaine, a decisão da Defensoria garante a obrigação da prefeitura em fornecer a lata leite que a criança precisa. “Ele precisa disso para sobreviver”, afirmou. Ele precisa de uma lata por dia, que custa cerca de R$ 50. “O leite é exclusivo para ele. Ele toma 8 vezes ao dia. Ele só toma isso e água”, disse. O alimento é conhecido como Nutren Júnior.

A dona de casa explicou que a data prevista para ir buscar o alimento era 28 de outubro, mas, no dia 23, quando ligou no CEM, foi informada de que estava em falta o alimento e que não havia previsão de chegada.

Silva ainda lembrou que ficou sabendo por intermédio de um grupo de WhatsApp que outras mães pegaram os alimentos para seus filhos nos dias previstos.

“Eu faço parte de um grupo de mães e ficamos sabendo quanto tem. Outras mães conseguiram pegar”, comentou.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que está verificando a situação e quais medidas podem ser adotadas para este caso.