Raça foi extinta poucos dias após queda de asteroide

Mega-asteróide que dizimou dinossauros caiu

O impacto do mega-asteroide, de 15 quilômetros de diâmetro, que atingiu a Terra a cerca de 66 milhões de anos dizimando a raça dos dinossauros foi equivalente a 10 bilhões de bombas atômicas, segundo um documentário exibido nesta segunda-feira (16) pela BBC. Entretanto, não foi o impacto que matou os répteis gigantes.

De acordo com o biólogo evolucionista Ben Garrod, o que realmente fez com que os dinossauros desaparecessem da face da Terra foi "onde" o meteóro caiu: uma área relativamente rasa do mar do Golfo do México.

Nessa região, conhecida como Chicxulub, haviam enormes rochas de gesso mineral, que ao serem atingidas liberaram quantidades "colossais" de enxofre na atmosfera.

O enxofre, que emite gases altamente tóxicos e densos, prolongou o período do "inverno global" da época, acabando com a comida dos oceanos em uma semana e com os alimentos em terra firme.

Sem ter o que comer, não demorou muito para que os dinossauros morressem todos."Se o asteroide tivesse caído antes ou depois, em vez de atingir a costa, ele poderia ter chocado com o oceano profundo", explica Ben Garrod.

O biólogo e sua equipe apontam que impactos no oceano profundo teriam um efeito muito menor em relação a liberação dos gases tóxicos na atmosfera, e teriam permitido a entrada da luz solar na Terra.

Na cratera de Chicxulub, onde o asteróide caiu, foi formado um buraco de 30 km de profundidade e 100 km de extensão. Hoje grande parte dessa cratera está enterrada no mar, sob 600 m de sedimentos.

Em uma cena chocante do documentário, a bióloga Alice Roberts visita uma pedreira em Nova Jérsei, nos EUA, com 25 mil fragmentos de fósseis de dinossauros, uma evidência da morte em massa das criaturas ocorrida no dia do impacto.

"Eles morreram de repente e foram enterrados rapidamente. Isto mostra que foi um momento específico no período geológico. Pode ter durado dias, semanas, talvez meses; mas não milhares de anos ou centenas de milhares de ano. Foi instantâneo", explica Roberts.