O evento acontecerá na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, e conta com a inscrição de 130 representantes dos Núcleos de Acessibilidade de todo o Brasil.

MEC debate acessibilidade e inclusão na educação superior
Essa é a primeira vez que o Fórum acontece em parceria com a Secretaria de Educação Continuada. / Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizará, nos dias 13 e 14 de março, o 4º Fórum Nacional de Coordenadoresdos Núcleos de Acessibilidadedas Instituições Públicas de Educação Superiore Educação Profissional Tecnológica. O evento acontecerá na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, e conta com a inscrição de 130 representantes dos Núcleos de Acessibilidade de todo o Brasil.        

Essa é a primeira vez que o Fórum acontece em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC. O objetivo do evento é oportunizar o fortalecimento e a integraçãodos coordenadores dos Núcleos, bem como dialogar com representantes de países da América Latina que pesquisam e discutem o tema da acessibilidade e inclusão na educação superior.  

O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e a presidente da Capes, Denise Pires, participarão da mesa de abertura do Fórum, ao lado dos seguintes secretários do MEC: Zara Figueiredo, de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão; Alexandre Brasil, de Educação Superior; e Getúlio Marques, de Educação Profissional e Tecnológica. 

Programação – Na pauta de quarta-feira, 13 de março, ocorrerão três mesas de debate. A primeira abordará o papel dos Núcleos de Acessibilidade diante da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; a segunda propõe a análise da conjuntura nacional e do papel que os Núcleos de Acessibilidade têm desempenhado; e a terceira contará com a participação de pesquisadores da Argentina, a fim de discutir a educação superior, a inclusão e a perspectiva de construção de uma rede de trabalho na América Latina. 

Já na agenda de quinta-feira, 14 de março, será aprovado o regimento do Fórum, no período da manhã. Depois, à tarde, acontecerão mais duas mesas de discussão: a primeira debaterá as políticas de acessibilidade e inclusão na educação superior; e a segunda debaterá as práticas inclusivas na educação superior e as acessibilidades. 

Reunião – Nesta terça-feira, 12 de março, o MEC, por meio da Secadi, sediou a Reunião Técnica da Rede Interuniversitária Latino-Americana e Caribenha sobre Deficiência e Direitos Humanos (Redlat). O encontro visa à aproximação entre as pautas de discussão dos temas abordados pela Redlat e as pautas dos Núcleos de Acessibilidade das Instituições Públicas de Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica. Desenvolvidas em parceria com a Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, da Secadi, as pautas serão tratadas no 4º Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das Instituições Públicas de Educação Superior.