Anteriormente, os candidatos inscritos para as turmas em andamento já haviam feito uma prova virtual de nivelamento, com o objetivo de definir em qual nível eles concorreriam no sorteio.

Matrículas para cursos de línguas do IFMS começam nesta quarta-feira

Já estão disponíveis na Central de Seleção do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), o resultado final e a convocação em primeira chamada para os selecionados nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Centro de Idiomas (Cenid) da instituição. 

O documento traz a posição e a situação dos candidatos, se convocados em primeira chamada ou participantes da lista de espera, respeitando ainda a reserva de vagas entre estudantes e servidores, além daquelas destinadas ao público em geral. Também contam os procedimentos a serem seguidos para efetivação da matrícula. 

A seleção foi feita por sorteio eletrônico, no dia 20 de julho. Anteriormente, os candidatos inscritos para as turmas em andamento já haviam feito uma prova virtual de nivelamento, com o objetivo de definir em qual nível eles concorreriam no sorteio. 

Agora, os convocados devem estar atentos para os procedimentos para solicitação da matrícula on-line, a partir de quarta-feira, 28. O prazo se encerra na segunda-feira, 2. 

Solicitação de Matrícula – Deve ser feita no Sistema de Matrícula. Caso seja o primeiro acesso, é necessário clicar na opção “ainda não tem login? Clique aqui para ativar o seu acesso”. Em seguida, será solicitado o número do CPF, a data de nascimento e o e-mail cadastrado. 

Após a ativação, o login no sistema estará liberado. Ao acessar novamente o endereço e informar o CPF, a senha será enviada para o correio eletrônico cadastrado. O selecionado será informado sobre o tipo, chamada, curso e campus para o qual está apto a solicitar matrícula.

Caso alguma informação esteja incorreta, você deve enviar uma mensagem ao endereço cofic@ifms.edu.br. 

O preenchimento do Questionário Socioeconômico é pré-requisito para matrícula. Caso ainda não tenha preenchido, haverá o redirecionado para essa etapa. Depois da validação do questionário, os dados pessoais do candidato serão apresentados para atualização e possíveis correções. 

Posteriormente, o usuário será levado à página de upload, na qual deverá anexar os seguintes documentos digitalizados:

requerimento de matrícula, devidamente preenchido e assinado, no qual deverá constar obrigatoriamente o número do CPF;

documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso;

documento oficial de identificação com foto;

documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos, completos ou a serem completados até 31 de dezembro deste ano;

uma foto 3x4 recente;

termo de ciência para solicitação de matrícula online, a ser assinado pelo responsável legal, certidão de nascimento ou ou documento de guarda ou tutela, se for o caso, e documento oficial com foto do responsável legal, no caso de candidato menor de 18 anos.

É necessário anexar um ou mais arquivos para cada comprovação solicitada, sempre clicando em "enviar comprovante" para efetivar o carregamento de cada arquivo, observando a confirmação de que o mesmo foi salvo.

Após anexar todos os arquivos, clicando em "salvar e finalizar" para encerrar o processo de solicitação. Ao final do procedimento, um comprovante será exibido. 

Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf. 

A divulgação da segunda chamada está prevista para 4 de agosto. 

FIC idiomas – Foram abertas 340 vagas para turmas iniciantes e em andamento nos cursos de Espanhol, Inglês e Libras, em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas. O número de inscritos no processo seletivo foi de 2.347. 

O Centro de Idiomas (Cenid) do IFMS é o responsável oferta dos cursos gratuitos, que buscam fomentar o processo de internacionalização da instituição, conduzindo o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional. 

O certificado tem validade nacional e certifica o nível de competência linguística na conclusão de cada etapa do curso.