O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), pesquisa da UFRJ encomendada pelo Ministério da Saúde, está visitando, até junho, 540 domicílios em Mato Grosso do Sul.

Mato Grosso do Sul recebe estudo inédito de alimentação e nutrição infantil
/ Foto: Divulgação.

O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), pesquisa da UFRJ encomendada pelo Ministério da Saúde, está visitando, até junho, 540 domicílios em Mato Grosso do Sul para coletar informações detalhadas sobre hábitos alimentares, peso e altura de crianças de até cinco anos. Também são realizados exames de sangue nos participantes com mais de seis meses de vida e o mapeamento sanguíneo de 14 micronutrientes, como os minerais zinco e selênio, e vitaminas do complexo B, além de investigadas informações sobre amamentação, doação de leite humano, consumo de suplementos de vitaminas e minerais, habilidades culinárias, ambiente alimentar e condições sociais da família. As visitas domiciliares estão sendo realizadas nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Nova Andradina e Três Lagoas. Ao todo, 15 mil crianças participarão do Enani em 123 municípios brasileiros.

O objetivo é obter dados inéditos sobre o crescimento e o desenvolvimento infantil para compor um retrato da nutrição infantil no Brasil, que possa subsidiar a elaboração de políticas públicas na área de saúde e nutrição no futuro. O coordenador nacional do Enani, o pesquisador Gilberto Kac, destaca que um inquérito tão completo como este trará informações inéditas sobre alimentação infantil e o perfil de deficiência de vitaminas e minerais das crianças brasileiras. "Os dados sobre estado nutricional antropométrico poderão ajudar a responder, por exemplo, se a desnutrição está realmente diminuindo como um problema epidemiológico. Por outro lado, o estudo deverá corroborar a acertada definição do Ministério da Saúde em indicar a prevenção da obesidade com prioridade em sua agenda", adianta o pesquisador.

Visitas domiciliares
Nesta segunda fase, até o início de junho, o Enani vai visitar 2.760 domicílios em 20 municípios de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, além de Brasília e regiões administrativas do Distrito Federal. O primeiro ciclo de visitas domiciliares do Enani, que começou em março, continua percorrendo casas no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Até o fim do ano, todos os estados brasileiros receberão os pesquisadores de campo. A agenda dos próximos ciclos será divulgada posteriormente.

Segurança
Todas as etapas serão realizadas por pesquisadores identificados com camisa e crachá contendo o nome e a fotografia do entrevistador, além do logotipo do Ministério da Saúde. Os dados informados são sigilosos e, em hipótese alguma, os nomes das crianças ou dos seus responsáveis serão identificados.

A participação dos indivíduos é voluntária. No início da pesquisa, o entrevistador explicará todos os procedimentos e entregará aos participantes um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Esse documento informa sobre todos os detalhes do estudo e orienta como o selecionado pode entrar em contato com a central do estudo para tirar quaisquer dúvidas que surjam, incluindo a opção gratuita de ligar para o número 0800 808 0990. A realização da pesquisa segue rigorosa metodologia científica e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFRJ.

SERVIÇO
Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI)

Visitas domiciliares em MS: Campo Grande, Corumbá, Dourados, Nova Andradina e Três Lagoas

Data: abril a junho de 2019