Turismo de observação de aves está em ascensão no Brasil e só no Pantanal são 650 espécies diferentes de pássaros catalogados.

Mato Grosso do Sul é destino certo para uma viagem ao universo dos pássaros
Araçari-castanho, ave parecida com o tucano, pode ser avistada na região da Serra da Bodoquena. / Foto: Marcos Dias

Se você é de Mato Grosso do Sul e nunca ouviu a palavra birdwatching (observador de aves), provavelmente é porque ainda não se deu conta de que vive em um lugar favorecido pela natureza. São centenas de espécies, algumas raras, outras ameaçadas de extinção. Só no Pantanal são 650 espécies de aves, quase metade das 1.809 tipos diferentes de aves catalogadas em todo o Brasil.

O Brasil é segundo país do mundo com a maior diversidade de aves, atrás apenas da Colômbia que tem 1.877 catalogadas, e certamente Mato Grosso do Sul ocupa lugar de destaque como um destino importante para os observadores de aves. Não apenas na região pantaneira, mas também no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, que envolve quatro municípios considerados referencias do turismo de natureza: Bonito, Jardim, Bodoquena e Porto Murtinho.

Não estranhe se nesses lugares você cruzar com pessoas de binoculo nas mãos ou pendurados no pescoço. São os observadores de aves, um universo cada vez maior que atrair brasileiros e estrangeiros. “No lugar da máquina fotográfica a gente usa o binóculo, normalmente nem lembramos de pegar o telefone para fazer uma foto”, disse o professor Ziraldo Silva Oliveira.

Segundo Ziraldo, observar aves virou sua diversão preferida. “Tenho ido sempre ao Recanto Ecológico Rio da Prata (distante 36 km em relação ao centro de Jardim), que oferece um passeio voltado exclusivamente para a observação de aves dentro de uma reserva particular, mas tenho planos de ir lá pelos lados do Pantanal”, comentou ele.

“Nesse hobby a gente observa não apenas aves, mas a natureza no geral, e ainda aproveita para fazer uma caminhada”, ressaltou. A fazenda Recanto Ecológico Rio da Prata fica em uma região de grande diversidade ambiental do município de Jardim. É considerada lugar estratégico para a observação de aves com 233 espécies registradas, como o biguatinga, socó-boi, acauã, periquito-da-serra e o udu-de-coroa-azul.

Algumas dicas importantes:

- Levar binóculo, nunca entrar na mata sozinho, de preferência acompanhado de um guia especializado em aves;

- Caminhar lentamente e sem movimentos bruscos pela vegetação, porque o silêncio é fundamental;

- Usar trajes com cores discretas e respeitar uma distância mínima para que a ave não se sinta ameaçada;

- Ter paciência e olhos bem atentos.