Maracaju: Uso da integração lavoura-pecuária é tema de Giro Tecnológico no Showtec

Uma das principais atrações do Showtec 2015, que acontece entre os dias 21 e 23 de janeiro em Maracaju, serão os Giros Tecnológicos. E o uso da Integração Lavoura-Pecuária aplicado para reforma de pastagem é uma das práticas que se encaixa no objetivo dos giros que é integrar os produtores rurais com novas tecnologias voltadas para o desenvolvimento do setor agropecuário.

Para o pesquisador da Fundação MS, Alex Marcel Melotto, que irá apresentar esse tema que engloba outros assuntos como os consórcios de milho com capim, milheto com capim, sorgo com capim aliados ao uso de feijão guandu, o objetivo desse giro tecnológico é apresentar ao produtor rural sistemas em que são empregados componentes agrícolas para reformar o pasto de forma integrada.

“A técnica utilizada se baseia no uso da cultura agrícola juntamente com o capim no momento da reforma da pastagem. Um exemplo disso é o consórcio milho com capim ser indicado tanto para a pecuária como para a agricultura, sendo que na pecuária o consórcio tem a função de produzir mais forragem por área e na agricultura o capim servir de palhada para o plantio direto”, explica o pesquisador.

Alex ainda falou que este giro aborda a implantação, manejo e colheita desse sistema. E além da tecnologia no campo, serão apresentados resultados de propriedades que já utilizam o sistema de Integração Lavoura-Pecuária aplicado para reforma de pastagens.

Esta atividade acontece no dia 22, às 8h no Espaço Giro Tecnológico e após as apresentações os pesquisadores da Fundação MS estarão à disposição dos produtores para sanar eventuais dúvidas sobre as práticas apresentadas.