Casos confirmados para o Covid-19 são 113 em Maracaju.

Maracaju: Secretaria Municipal de Saúde de Maracaju verificou junto a Secretaria Estadual de Saúde a Retificação do resultado dos casos confirmado para Covid-19
Nota oficial emitida pela Secretaria Municipal de Saúde de Maracaju. / Foto: Robertinho

Viemos por meio deste informar que a Secretaria Municipal de Saúde de Maracaju verificou junto a Secretaria Estadual de Saúde a Retificação do resultado confirmado para Covid-19.

Conforme numeração sequencial, a paciente de número 56, de sexo Feminino, 43 anos, realizou teste rápido na unidade de atendimento Covid-19 no dia 03/07/2020 com resultado Positivo, também realizou no mesmo dia em laboratório privado, testando negativo. Encaminhado novamente em laboratório privado sua amostra para realização de sorologia, obtendo resultado Negativo. Após orientação da Secretaria Estadual de Saúde, a Vigilância Epidemiológica Municipal realizou a retificação do resultado para negativo.

Em relação aos testes rápidos produzidos na sua maioria na China, adquiridos por compra direta na China, Coréia, ou através de distribuidores pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria de Saúde do Estado e também pela Secretaria Municipal de Saúde, são aprovados pela Anvisa, e validados pela INCQS (Instituto Nacional de Controle Qualidade em Saúde) e podem apresentam resultados falso positivo e falso negativo em uma porcentagem variável.

Contamos com uma equipe capacitada (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, bioquímicos, auxiliares de serviços diversos, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, profissionais de saúde) utilizando as ferramentas atuais disponíveis e oferecidas pelo Ministério da Saúde), e assim continuaremos até o final da pandemia, sempre dentro das Notas Técnicas e atualizações diárias dos novos conceitos e definições de casos da COVID 19. O que menos queremos são casos confirmados, porém, não temos como questionar a acurácia dos testes, uma vez que são eles que são utilizados no País.

As angústias relacionadas aos resultados positivo ou negativo são de todos nós, porque trabalhamos desde março tentando todos os meios para mitigar a pandemia (distanciamento social, isolamento domiciliar, toque de recolher, uso de máscaras, higiene das mãos, informações pela mídia, etc.), sendo que observamos na maioria das vezes uma dificuldade de se fazer cumprir estas metas. No momento continuamos trabalhando diuturnamente na tentativa de diminuir o número de vítimas da COVID19, e precisamos mais do que nunca do apoio de toda a população para cumprir o distanciamento social uma vez que os casos vêm aumentando consideravelmente.

Aproveitamos para retificar 1 caso positivo, com domicílio em Dourados, foi incluído no nosso boletim de Maracaju na data de ontem, solicitamos a Vigilância Epidemiológica de Dourados para realizar a retificação para positivo no boletim daquela cidade, retirando o caso do boletim de Maracaju. Estamos hoje com 113 casos confirmados para Covid-19 em nossa cidade.

Também viemos informar que os nossos testes não serão repetidos se testarem positivo ou negativo.