A nota oficial do MPE divulgada no início da tarde desta sexta-feira (5), assinada pelo Promotor de Justiça Estéfano Rocha Rodrigues da Silva afirmou que as regras de enfrentamento e combate ao COVID-19 devem continuar sem relaxamentos.

Maracaju: MPE emite nota afirmando a comunidade maracajuense que nos encontramos na “Bandeira Amarela” no enfrentamento ao COVID-19
CORONAVIRUS COVID-19. / Foto: WEB

Nota Oficial do MPE – Assinada pelo Dr. Promotor de Justiça Estéfano Rocha Rodrigues da Silva

O Ministério  Público  Estadual  vem  informar  à  população  de Maracaju  que  o  nosso  Município  se  encontra,  atualmente,  na  bandeira  laranja  de classificação de risco para a Covid-19.

Tal fato está relacionado, diretamente, às medidas que foram adotadas  para  a  contenção  da  transmissão  da  doença, pois,  anteriormente, estávamos na bandeira vermelha e, após a restrição  do atendimento presencial em alguns setores (comércio noturno, academias e igrejas), aliado ao toque de recolher decretado  pelo  Governo  do  Estado  de  Mato  Grosso  do  Sul,  houve  queda  na transmissibilidade da doença em nossa cidade, como  se passa a demonstrar a seguir.

Em dezembro de 2020, tivemos 1.155 (mil cento e cinquenta e cinco) casos confirmados de Covid-19.

Com o toque de recolher decretado no mesmo mês (Decreto nº 15.559, de 10 de dezembro de 2020), aliado à paralisação de atendimento presencial dos setores acima mencionados, tivemos uma queda no número de casos de Covid-19 no mês de janeiro de 2021, totalizando 604 (seiscentos e quatro) casos confirmados. Denota-se, assim, que a redução de casos atingiu um patamar de 47,7%.

Portando,  embora  tenhamos  apresentado  redução  na transmissibilidade  do  vírus,  estando  atualmente  em  bandeira  laranja,  o  Ministério Público  Estadual  conclama  toda  a  população  de  Maracaju,  principalmente  os proprietários de comércio local, para que continuem cumprindo as medidas sanitárias e  de  distanciamento  social  impostas,  para  que  o  Município  não  se  enquadre novamente  na  bandeira  vermelha,  evitando-se  a  necessidade  de  nova  adoção  de medidas mais drásticas, visando garantir que a saúde pública de Maracaju não entre em colapso.