Nossa equipe filmou um motorista, realizando ultrapassagem pela a direita, e em seguida passou no semáforo com sinal vermelho.



Maracaju: Motorista imprudente, irresponsável ou sem noção?
Momento em que o veículo passa com o sinal vermelho. / Foto: Robertinho/MaracajuSpeed

A câmera de um de nossos veículos flagrou, a condução agressiva do condutor que realizou a ultrapassagem e avançou o cruzamento com o sinal do semáforo no vermelho.

O flagrante ocorreu na manhã da segunda-feira (21), por volta das 08:00h, no cruzamento da Av. Marechal Deodoro da Fonseca com a Rua Franklin Ferreira Ribeiro, região central de Maracaju.

Avançar o sinal vermelho é uma infração categorizada como gravíssima no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), segundo o Artigo 208. No trânsito, os semáforos auxiliam e organizam o trânsito, identificando quando é seguro passar em uma via, enquanto a outra deve esperar. Porém, não são raros os casos em que condutores seguem e ignoram a sinalização.

A multa de trânsito por avanço do farol vermelho é considerada como gravíssima e tem o valor de R$293,47 (sem multiplicadores). Além disso, o condutor infrator também recebe sete pontos na CNH. Isso também vale para as paradas obrigatórias.

O condutor flagrado em nossas filmagens, quase se envolveu em um acidente.

Orientação

Alguns dos semáforos instalados em Maracaju, possuem sistema de monitoramento via câmeras, que estão diretamente interligados com a central de monitoramento, que fica na sede da 2ª CIPM (Polícia Militar de Maracaju), então os condutores que cometerem irresponsabilidades nas proximidades, podem serem agraciados com autos de infração.

Dica

O motorista que se aproximar de um cruzamento que possua semáforo, seja preventivo, não inicie a passagem pelo o cruzamento, assim que o sinal ficar verde, verifique antes nas pistas que cruzam, se algum motorista incoerente e irresponsável, não esteja cometendo uma infração e passando com o sinal vermelho.