Visivelmente foi orquestrado uma cilada política.

Maracaju: Idoso detido sob infundada acusação de compra de votos, está abalado e afirma que o envolveram em uma trama política
CUIDADO para não cair numa cilada! / Foto: Letícia Camargo

Na quarta-feira (12), policiais militares prenderam um idoso, de 72 anos, sob acusação de ter vendido o voto para o candidato do MDB (partido Movimento Democrático Brasileiro), Lenilso Carvalho, logo após a visita do mesmo. Um senhor de frágil saúde foi interrogado várias vezes, conforme relatos de familiares e vizinhos que relatam que ele está em abalado, assim como membros da família.

Segundo o Boletim de Ocorrência, o idoso foi detido e levado até a sede da Polícia Civil juntamente com o dinheiro e o santinho para prestar depoimentos.

Segundo a defesa, há informações prestadas muito confusa no depoimento de testemunhas, a começar pelo fato de que a denúncia foi feita por uma pessoa que estava passando na rua, porém, a casa onde ele estava não dá visibilidade para a rua. Oriano recém tinha recebido seu benefício e por isso tinha uma quantia, mas ele destaca que era seu dinheiro próprio e não recebido de ninguém. O senhor e sua esposa receberam a visita do candidato e sua vice, por apreço e estima, para um café da manhã e se assustou quando logo após a visita duas pessoas fazendo a denúncia e o encaminharam a delegacia para depoimento.

Além disso, o senhor Oriano é paraguaio, naturalizado brasileiro, com dificuldade do nosso idioma e por isso se expressa mal em português. Como não estavam presentes todos os requisitos do flagrante e ele foi liberado e o caso será investigado pela Justiça Eleitoral.

Confira parte do BOPC 1459/2020, em que o idoso afirma que não recebeu dinheiro do referido candidato:

“O conduzido ORIANO RUIZ negou que tenha recebido valor em dinheiro do
candidato Lenilson. Narrou que nesta data recebeu o candidato Lenilson, a candidata dra.
Lidiane e mais uma pessoa, que foram lhe fazer uma visita em sua residência, momento em
que visitaram a capela que possui no Clube "Caacupê , tiraram fotos, fizeram adesivagem
de seu carro e o candidato lhe entregou um santinho, que colocou no bolso. Narrou que
depois disso o candidato e demais pessoas foram embora, sendo que logo em seguida
chegaram dois homens que o abordaram e indagaram se tinha recebido dinheiro do
candidato, tendo dito a eles que não e que havia recebido apenas um santinho, tirando-o
do bolso.

O sr. Oriano afirma que ao retirar o santinho do bolso também retirou o valor em dinheiro que era seu e já estava em seu bolso, momento em que tais homens que o indagaram pegaram o dinheiro afirmando que havia recebido do candidato, fato que o sr. ORIANO nega, pois afirma que o dinheiro era seu e já estava em seu bolso”.

Maracaju: Idoso detido sob infundada acusação de compra de votos, está abalado e afirma que o envolveram em uma trama política

Confira documentos oficiais sobre o caso - Ofício Nº 1933 DP/Maracaju/DGPC/2020 e Despacho BOPC 1459/2020.

Maracaju: Idoso detido sob infundada acusação de compra de votos, está abalado e afirma que o envolveram em uma trama política