Maracaju: Comandante do 13º SGBM Independente orienta população sobre ruas de acessos ao evento da Festa da Linguiça

A 22ª edição da Festa da Linguiça de Maracaju se aproxima, com datas marcadas para ocorrer nos dias 29, 30 de abril e 01 de maio (sexta-feira, sábado e domingo).

A estrutura do Sindicato Rural de Maracaju será plenamente utilizada e, de quebra, todas as ruas nas proximidades seguirão também no mesmo clima de festa. 

Como comandante do 13º SGBM Independente, não posso deixar de apreciar tamanha organização coletiva, na medida em que são esperados recepcionar em torno de 15 mil e 500 quinhentas visitantes, ao longo dos 03 (três) dias de festa, sendo distribuídos conforme a programação do evento: 4 mil pessoas em 29/abril no período noturno, 1 mil e 500 pessoas em 30/abril no período diurno, 7 mil pessoas no período noturno, devido a show com entrada franca a toda a população e estima-se, também, 3 mil pessoas ao longo do dia de domingo.

Para se ter uma ideia, do que isso significa: esse público visitante, para o município de Maracaju que possui população estimada em 43.078 habitantes (IBGE, 2015), equivale a um aumento aproximado de 36% (trinta e seis) por cento da população residente local em apenas 03 (três) dias.

Em paralelo ao significativo giro econômico de grande importância local, o Corpo de Bombeiros Militar está assessorando, orientando e fiscalizando a organização da festa de modo a dotar o evento e o 13º SGBM Independente com maior segurança e capacidade de resposta a eventuais desdobramentos operacionais que o evento sugere em segurança contra incêndio, pânico e outros riscos, trabalho este que fica mais intenso nesta última semana.

Dado a proximidade do 13º SGBM Independente com o local de realização do evento, nossos bombeiros militares estão orientados para garantir livre trânsito de viaturas do CBM-MS na Rua Circular Norte até a Rua Waltrudes Ferreira Muzzi, em toda a Rua Waltrudes Ferreira Muzzi e em toda a Rua Appa até a Rua Rio Branco, ou seja, nessas ruas está PROIBIDO ESTACIONAR, por uma razão muito simples: manter as ruas livres e desobstruídas para, em caso de sinistros no interior do evento, o Corpo de Bombeiros Militar entrar com suas viaturas, enquanto a população visitante irá sair. Outra razão é que, mesmo com o transcurso do evento, o socorro público ininterrupto prestado pelo 13º SGBM Independente à população em geral de Maracaju se dará via Rua Appa.

O 13º SGBM estará com uma equipe de bombeiros militares disponibilizada para o evento, em regime de escala extra. Como dito no artigo da semana passada, ao custo de uma simples convocação militar, em prol de garantir maior segurança ao evento. Assim, se você ver um bombeiro militar durante o evento, cumprimente-o, ele está ali para bem servi-lo. Escute-o, pois ele pode dar uma dica de um comportamento seguro e saudável para evitar um mal maior.

Ao longo dos anos, a comunidade científica e a população em geral tem dado pouca atenção ao estudo de comportamentos e habilidades seguras das pessoas em caso de situações de incêndio ou pânico coletivo.

Eis então, algumas dicas prévias a todos os que virão aproveitar as festividades: quando adentrar ao evento, procure visualizar onde estão as medidas de segurança contra incêndio do evento, como por exemplo: quais são as saídas de emergências mais próximas do seu local, onde estão as sinalizações e as iluminações de emergência, os extintores de incêndio, bem como, procure identificar os brigadistas de incêndio e a localização do posto médico contratados pela organização do evento e siga as orientações dos bombeiros militares que estarão no local e não obstrua a entrada e saída dos veículos de emergência.

Sempre que suspeitar de um princípio de incêndio, seja pela presença de calor demasiado, cheiro ou fumaça, nunca o subestime e avise imediatamente um brigadista ou bombeiro militar no local, ou mesmo, ligue 193. Em caso de perceber que há um princípio de tumulto, busque afastar-se e dirija-se para as saídas de emergência e informe os seguranças do local.

Vale frisar que, conforme a Constituição Federal de nosso país preconiza, a segurança pública é dever do Estado, mas também é RESPONSABILIDADE DE TODOS. Portanto, rogo a Deus que tenhamos um belo evento, ao porte e grandeza do povo de Maracaju, que criou e vem cativando gerações com a famosa linguiça de Maracaju.

Leonardo Rodrigues CONGRO - MAJOR QOBM
Comandante do 13º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente