Prejuízo aos contrabandistas foi estimado em cerca de 190 mil reais.



Maracaju: Cinco veículos foram apreendidos pelo DOF com mercadorias ilegais durante a Operação Hórus
Cinco veículos carregados com 3.767 pacotes de cigarros, 18 unidades de pneus e mercadorias de origem estrangeira sem a devida documentação de regularidade fiscal e sanitária. / Foto: DOF

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam, na manhã da quinta-feira, cinco veículos carregados com 3.767 pacotes de cigarros, 18 unidades de pneus e mercadorias de origem estrangeira sem a devida documentação de regularidade fiscal e sanitária. O Prejuízo aos contrabandistas foi estimado em 190 mil reais.

A ação ocorreu em virtude da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, durante um bloqueio policial para fiscalização na rodovia MS-164, na área rural do município de Maracaju.

Inicialmente, os policiais abordaram um Chevrolet Spin, de cor prata, transportando 2.500 pacotes de cigarros. O condutor, um homem de 20 anos de idade, disse que pegou a mercadoria ilegal na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero e entregaria em Campo Grande (MS), onde receberia certa quantia em dinheiro pelo transporte do ilícito. No veículo os policiais localizaram um rádio de comunicação instalado.

Logo em seguia, mais quatro veículos foram abordados; todos carregados com mercadorias ilegais de origem estrangeira adquiridas no Paraguai. Os condutores, que não seguiam juntos, disseram que foram contratados para pegar os produtos no Paraguai e entregá-los em Campo Grande. Nos quatro veículos foram apreendidos os 18 pneus novos e os 1.267 pacotes de cigarros. Os quatro condutores, após a confecção do Boletim de Ocorrência, foram liberados em Dourados. Os quatro veículos e a mercadoria apreendidos foram entregues na Receita Federal de Ponta Porã.

Já o condutor da Chevrolet Spin recebeu voz de prisão e, a ocorrência, foi entregue na Delegacia da Polícia Federal em Dourados.

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.