Atividades na Rede de Proteção Social Básica serão retomadas no dia 2 de agosto.

Mais de 600 profissionais são capacitados para retorno às atividades presenciais na SAS

Depois de mais de um ano suspensas, as atividades presenciais em 27 unidades da Rede de Proteção Social Básica da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) serão retomadas a partir do dia 2 de agosto. Para isso, mais de 600 profissionais passam por capacitação em Campo Grande. 

Os profissionais serão orientados sobre as regras nas unidades, para assegurar a continuidade do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). “Será um novo desafio, uma situação inédita, por isso estamos preparando nossos profissionais para a retomada do atendimento coletivo. É fundamental voltar a receber essas pessoas em situação de vulnerabilidade, que ficaram muito fragilizadas durante o isolamento social”, pontuou o secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes da Silva.

Segundo a SAS, o atendimento será híbrido, pois a modalidade remota do serviço também será mantida. A ideia é facilitar o acesso dos usuários às atividades. Para isso, mais de 600 profissionais dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), Centros de Convivência e Centros de Convivência do Idoso, estão participando de capacitações que têm como foco os protocolos de biossegurança e o plano de retomada das atividades presenciais.

Entre as novas regras, estão: ocupação de no máximo 30% da capacidade nas salas de atividades; distanciamento mínimo; uso de máscaras; higienização regular das mãos e dos espaços; entre outras. A superintendente da Proteção Social Básica, Inês Mongenot, explicou que para elaborar o documento, a equipe estudou todas as resoluções e protocolos de biossegurança estabelecidos pela gestão municipal.