Conab mostra que desempenho da safrinha pode garantir ao produtor mais recursos e previsibilidade para o plantio da soja 2025/26.

A produção total de milho no Brasil deve alcançar 137 milhões de toneladas na safra 2024/2025, o que representa crescimento de 18,3% em relação ao ciclo anterior. A estimativa é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A segunda safra (safrinha) responde pela maior parte desse volume e deve somar 109,5 milhões de toneladas, com alta de 21,7%
Para Manoel Álvares, gerente de inteligência da ORÍGEO, joint venture entre Bunge e UPL, voltada à agricultura sustentável no Cerrado, os resultados da safrinha proporcionam boa rentabilidade aos produtores. “Com fluxo de caixa impulsionado pela comercialização do milho, muitos agricultores ganham tempo para antecipar a compra de insumos e planejar com mais segurança o plantio da soja”, explica. “Quando a colheita do milho vai bem, isso ajuda o produtor a se organizar para a soja. Ele consegue tomar decisões antecipadamente, comprar sementes melhores e cuidar melhor da terra e do plantio”.
A previsibilidade é uma importante vantagem dos agricultores, que também podem organizar melhor a logística de armazenagem, fazem compras com mais planejamento e contribuem para que a próxima safra de soja ocorra dentro da janela ideal de plantio, respeitando as características climáticas de cada região. A rotação entre o milho e soja e a agricultura regenerativa também favorecem a saúde do solo e contribui para o controle de pragas e doenças”, explica Álvares.
A produção de soja, por sua vez, atingiu 169,6 milhões de toneladas na safra 2024/25, segundo os dados mais recentes liberados pela Conab. O levantamento também aponta para produção total de 345,2 milhões de toneladas de grãos no país, com aumento de 16% em relação ao ciclo anterior.
O cenário positivo reforça a importância do planejamento entre uma safra e outra. Nesse sentido, a ORÍGEO se posiciona ao lado dos agricultores, oferecendo uma linha completa de produtos e uma equipe de especialistas para dar o suporte necessário no MATOPIBAPA, Mato Grosso e Rondônia.
Com esse apoio, o agricultor se prepara melhor, aproveita o bom momento do milho e planeja melhor a safra de soja. “Uma boa safra de milho dá ao produtor a base que ele precisa para entrar bem preparado na soja. É o primeiro passo para uma nova safra começar com mais qualidade e planejamento”, finaliza Álvares.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!