Morte de garotinho de três anos em 1993 por dois meninos de 10 anos causou comoção do no Reino Unido e inspirou o curta ‘Detainment’. Assista ao trailer!

Mãe de criança assassinada se diz “enojada” por indicação ao Oscar de filme inspirado na história do crime

A inglesa Denise Fergus disse estar “enojada e chateada” que o curta-metragem ‘Detainment’, inspirado no assassinato do filho de três anos dela em 1993, tenha sido indicado ao Oscar. A produção irlandesa, dirigida pelo cineasta Vincent Lambe, concorre na categoria de Melhor Curta. Em seguida ao anúncio, a mãe de James Bulguer (1990-1993) divulgou um comunicado público no Twitter lamentando a indicação.
“Eu não consigo expressar como estou enojada e chateada por esse dito filme ter sido indicado ao Oscar”, lamenta Fergus em seu texto. A morte de Bulguer chocou o Reino Unido no início dos anos 90 pelo fato da criança ter apenas três anos na época e o crime ter sido cometido por duas crianças de 10 anos.

“Uma coisa é fazer um filme como esse sem entrar em contato ou ter a permissão da família do James, mas outra é fazer com que crianças reencenem as horas finais do James antes que ele tenha sido brutalmente assassinado, fazendo com que eu e a minha família tenhamos de reviver isso tudo outra vez”, continua o texto da mãe da vítima.

“Após tudo que disse sobre esse dito filme e os pedidos para que ele seja boicotado, ainda ser indicado ao Oscar após um abaixo-assinado contra ele assinado por 90 mil pessoas, é ignorar os meus sentimentos. Estou com raiva e triste. Eu apenas espero que o filme não vença o Oscar”, afirma Denise Fergus.

Um frame de Detainment, filme britânico inspirado no assassinato de James Bulguer (1990-1993) por dois meninos de 10 anos (Foto: Reprodução)
O assassinato de James Bulguer em 1993 chocou o Reino Unido pela violência do crime. Após ser raptado pelos dois meninos de um local no qual estava acompanhado da mãe, Bulguer foi alvo de pedradas e tijoladas das duas crianças, sendo morto após ter uma barra de aço jogada contra a cabeça dele. Os dois jovens assassinos acabaram passando oito anos em centros de detenção para menores. O filme de Vincent Lambe é baseado nos depoimentos das crianças que cometeram o crime para a polícia após terem suas identidades descobertas.

Há alguns meses, o diretor do filme pediu desculpas públicas pelo incômodo causado pela obra na família da vítima. “Eu tenho enorme simpatia pela família Bulguer e sinto muito por qualquer chateação que o filme tenha causado. Eu peço desculpas por não ter consultado a Sra. Fergus sobre o filme”, disse em entrevista à BBC.