A cada dois dias são transportados para a cidade de Sidrolândia quatro contêineres contendo os resíduos sólidos de Miranda.

Lixo de Miranda será transportado para aterro de Sidrolândia visando a preservação ambiental e a recuperação da área de descarte
A coleta e transporte dos resíduos sólidos de Miranda para Sidrolândia ocorrerão a cada dois dias, com o transporte de quatro contêineres contendo os resíduos. / Foto: Reprodução

A Prefeitura de Miranda anunciou recentemente uma mudança significativa no sistema de coleta e transporte de resíduos sólidos do município. 

Em uma medida voltada para a preservação ambiental e a saúde pública, a administração decidiu transportar o lixo produzido em Miranda para o aterro sanitário de Sidrolândia.

A decisão foi tomada pois o aterro sanitário de Sidrolândia tem a devida licença ambiental por um órgão integrante do SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente). Com isso, a Prefeitura de Miranda busca evitar que os resíduos se acumulem em Duque Estrada, evitando transtornos ambientais e de saúde pública.

A Secretária de Meio Ambiente de Miranda, Priscila Alonso, explicou que o transporte e a disposição dos resíduos no aterro sanitário de Sidrolândia são medidas temporárias, até que a cidade possa contar com sua própria usina de triagem. Essa usina será responsável por separar corretamente os resíduos, possibilitando futuras ações de recuperação da área atualmente utilizada como depósito de resíduos, em conformidade com a legislação vigente.

Além dos benefícios ambientais, a mudança também visa incluir as pessoas que trabalham com reciclagem. Com a separação adequada dos resíduos na usina de triagem, será possível fomentar a atividade de reciclagem, criando oportunidades de trabalho e contribuindo para a economia local.

A coleta e transporte dos resíduos sólidos de Miranda para Sidrolândia ocorrerão a cada dois dias, com o transporte de quatro contêineres contendo os resíduos. Essa periodicidade permitirá uma gestão eficiente do lixo produzido em Miranda, garantindo a sua destinação adequada e minimizando os impactos ambientais.

Com essa nova abordagem para a gestão dos resíduos sólidos, a Prefeitura de Miranda busca aliar a sustentabilidade ambiental com a responsabilidade social, promovendo a preservação do meio ambiente, melhorando a qualidade de vida da população e criando oportunidades para a economia local.