Foram analisadas seis amostras de produtos da Peccin. Especialista diz que amido não faz mal à saúde, mas prática configura fraude na composição.

Laudo da Carne Fraca aponta excesso de amido em salsicha e calabresa

Um dos laudos técnicos apresentados pela Polícia Federal (PF) usado para desencadear a Operação Carne Fraca, aponta excesso de amido em quatro amostras de salsicha e em duas amostras de linguiça calabresa produzidas pela Peccin Agro Industrial.

A operação apura o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) em um esquema de liberação de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos.

Todos os produtos analisados foram considerados “desconformes” pelos peritos, de acordo com o que diz a legislação brasileira vigente.

No caso da salsicha, o amido é permitido, mas extrapolava a quantidade máxima estabelecida. Já no caso da linguiça calabresa, não há indicação do uso previsto.

“Todas as amostras periciadas apresentaram amido em suas formulações, aditivo com limites não previstos pela legislação vigente para tal produto e, ainda, não declarado na rotulagem das amostras”, diz relatório sobre a análise das linguiças calabresa.

De acordo com Ana Maria Bridi, engenheira agrônoma e coordenadora do Grupo de Pesquisa e Análise de Carne da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná, o amido é um componente que não faz mal à saúde. Para a professora, o problema está em uma fraude que atinge o consumidor.

“[A empresa] está vendendo proteína, se você coloca amido, que é um produto mais barato, é uma fraude na composição do produto”, explica.

A linguiça calabresa com amido, que não tem previsão do item na composição, pode ser prejudicial a uma pessoa que está fazendo um controle muito rigoroso do consumo de glicose, por exemplo, explicou a pesquisadora.
 

Aditivos
 
Uma amostra de salsicha também apresentou níveis superiores aos índices de referência de nitrito e nitrato. Segundo o laudo, no caso desses aditivos, é considerada a soma da quantidade de cada um dos produtos não pode ultrapassar o limite máximo para nenhum deles.

Ana Maria explicou que o nitrito e o nitrato são aditivos colocados na composição dos produtos e que possuem duas funções: o controle do crescimento de microorganismos, ou seja, diminuem a contaminação microbiana; e a manutenção da coloração dos produtos.

“Esses produtos, quando usados em quantidades maiores podem ser cancerígenos”, alerta a especialista.

A perícia aponta que os resultados não estão em conformidade com a legislação, mas não informa possíveis riscos sobre o uso de amido ou do excesso de nitrato e nitrito nos produtos analisados.
 

O laudo
 
Segundo o laudo, os produtos foram coletados entre 3 e 9 de setembro de 2015 e as análises realizadas entre 4 e 8 de outubro do mesmo ano.

Todos os itens analisados foram coletados em mercados e em uma distribuidora de frios de Curitiba (PR), sendo que cinco amostras foram produzidas na fábrica da Peccin Agro Industrial Ltda, localizada na capital paranaense, e uma amostra de salsicha foi produzida pela Peccin Agro Industrial Ltda de Jaraguá do Sul (SC).

Entre os três frigoríficos interditados pelo Mapa na sexta-feira (17), estão as duas unidades da Peccin.
 

O que diz a empresa
 
Em nota publicada em sua página na internet no último sábado (18), a Peccin Agro Industrial Ltda. informou que ficou surpresa com a operação e afirmou que as alegações da PF são falsas.

Procurada nesta quarta-feira (22), a empresa não quis se manifestar.

Veja a íntegra da nota de esclarecimento publicada pela Peccin:

A PECCIN AGRO INDUSTRIAL LTDA. vem a público comunicar, em razão da operação Carne Fraca, da Polícia Federal, realizada ontem, dia 17 de março, sua grande surpresa, consternação e forte repúdio as falsas alegações que culminaram com a prisão preventiva de seus diretores, esclarecendo o seguinte:
1. A PECCIN AGRO INDUSTRIAL LTDA. tem amplo interesse em contribuir com as investigações, em busca da verdade, estando inteiramente à disposição das autoridades policiais para prestar quaisquer esclarecimentos que se façam necessários;
2. A PECCIN AGRO INDUSTRIAL LTDA. declara que estão confiantes de que os órgãos competentes saberão discernir a efetiva veracidade dos fatos que ora se alegam, ainda, conclama pela paciência e serenidade da sociedade para o esclarecimento dos fatos verdadeiros;
3. Por isso a PECCIN AGRO INDUSTRIAL LTDA. lamenta a divulgação precipitada de inverdades sobre o seu sistema de produção, sendo que as informações repassadas ao grande público foram no afã de justificar os motivos da operação “Carne Fraca”, modificando os fatos e comprometendo a verdade.
4. Por fim a PECCIN AGRO INDUSTRIAL LTDA., esclarece que que não tem qualquer vínculo comercial ou societário com a Peccin S/A, indústria gaúcha de doces e chocolates.
Curitiba, 18 de março de 2017. PECCIN AGRO INDUSTRIAL LTDA