Ademir afirma que quando percebeu que era um aparelho auditivo jogou o dispositivo no córrego. O aparelho não foi localizado.

Ladrão que furtou aparelho auditivo diz que confundiu com conversor de TV
Ademir ao lado de outros objetos furtados no dia do crime. / Foto: Henrique Kawaminami

Preso, Ad. F. de S. J. de 21 anos confessou que furtou o aparelho auditivo de implante coclear de de uma criança de 5 anos, no Bairro Nova Lima em Campo Grande. À policia, ele contou que confundiu com um aparelho digital de televisão e por isso pegou, mas se desfez do objeto jogando no Córrego Anhandui, próximo ao Parque Ayrton Sena.

A prisão ocorreu no inicio da semana na região do bairro Cabreúva. Conforme o delegado da Derf (Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos) responsável pelo caso Fábio Brandalise, a suspeita é que Ademir e o comparsa seguiam para cometer outro crime no momento em que foram pegos. “Na abordagem eles estavam com o mesmo carro usado no dia do crime (Pálio azul) e os mesmos equipamentos de arrombamento”, explicou o delegado.

Ademir foi preso, pois estava com mandado de prisão em aberto por outro furto. Já o comparsa, Anderson Rodrigues Torres de 29 anos que dirigia o veículo, foi ouvido, indiciado e liberado, por não ser flagrante, mas a polícia estuda a possibilidade de pedir a prisão preventiva dele. Ele disse que não chegou a ver o aparelho, muito menos viu o colega arremessar o objeto em direção ao córrego.

Ambos relataram que escolheram de forma aleatória a casa, uma rua de pouco movimento e com a residência vazia. Após o crime eles venderam os objetos, televisão, caixa de som e notebook. A TV e a caixa de som foram recuperadas em uma casa no Bairro Guanandi. O receptador foi identificado, mas ainda não foi localizado.

“Ademir mudou a versão várias vezes, mas acreditamos que ele se desfez do aparelho ao ver a repercussão que o caso deu”, conta Delegado Fábio. “Já fizemos várias buscas no local onde ele afirmou ter jogado e em outros pontos da cidade, mas ainda não localizamos o dispositivo da criança”, concluiu.

A polícia ainda acredita que possam aparecer outras vítimas da dupla, já que ambos têm várias passagens por furtos.

A criança estava com o aparelho desde abril do ano passado. Indicado para pessoas com perda auditiva de grau severo o aparelho é instalado após uma cirurgia específica para cada paciente. Dois implantes foram levados, um deles era emprestado.

Caros, os implantes são indispensáveis para melhorar a audição, mas também a rotina do menino que é autista e tem paralisia cerebral.

A tecnologia é avaliada em R$ 150 mil. Sem condições, a mãe da criança, Marciana Cassia Neto, 30 anos, disse ao Campo Grande News, que está organizando uma galinhada com bingo para tentar juntar dinheiro e refazer todo o procedimento. "Se consegui comprar o aparelho da mesma marca não precisará de cirurgia, mas se não for acredito que sim. De qualquer forma terei que pagar as programações, mapeamento e ativação", afirma a mãe.