Juiz de Direito Marco Antonio Montagnana Morais realizará cinco sessões, de juri, sendo uma por dia.

Justiça de Maracaju irá realizar mutirão em processos de competência do Tribunal do Juri
Justiça / Foto: Web

Na próxima segunda-feira, 2.4.2018, a 1ª Vara da Comarca de Maracaju, de titularidade do Juiz de Direito Marco Antonio Montagnana Morais, iniciará um mutirão de processos de competência do Tribunal do Júri, com a realização de sessões diárias para julgamento de feitos em sua absoluta maioria envolvendo réus presos. Serão 5 (cinco) sessões entre os dias 2 e 6 de abril, uma por dia. O objetivo com a medida é, de um lado, imprimir maior celeridade a processos criminais com tramitação prioritária, e, de outro, chamar a atenção da comunidade local para a importância que se deve dar à instituição do Tribunal do Júri, que é o encarregado pela Constituição Federal de julgar os crimes dolosos contra a vida.

O Tribunal do Júri, de acordo com o Código de Processo Penal, é composto por 1 juiz togado – que é quem o preside – e por 25 jurados, dos quais 7 são sorteados para compor o Conselho de Sentença em cada sessão de julgamento.

O Juiz de Direito Marco Antonio Montagnana Morais enfatiza que o exercício efetivo da função de jurado é considerado serviço público relevante, estabelece presunção de idoneidade moral e confere à pessoa preferência, em igualdade de condições, nas licitações públicas e no provimento, mediante concurso, de cargo ou função pública.

Esclarece igualmente o magistrado que nos julgamentos realizados pelo Tribunal do Júri compete ao juiz apenas e tão somente presidir e orientar os trabalhos, confiando a lei aos jurados a tarefa de analisar o mérito da ação e decidir, de acordo com as provas, pela condenação ou absolvição do acusado.

As sessões de julgamento ocorrerão a partir das 9h no plenário do Fórum, localizado na Rua Luiz Porto Soares, 390, Centro, e poderão ser acompanhadas por quaisquer pessoas, não havendo, a princípio, qualquer restrição.

O magistrado também pontua que esse mutirão é uma excelente oportunidade para os acadêmicos do direito conhecerem um pouco melhor o funcionamento e a dinâmica do Tribunal do Júri, em especial para aqueles que pretendem um dia prestar concurso público para as carreiras da Magistratura e do Ministério Público.

“De fato, é uma grande chance não só para os acadêmicos, mas também para a população em geral conhecer um pouco melhor o funcionamento da Justiça, inclusive para desmistificar um pouco a idéia de que os operadores do Direito obedecem a formalidades e ritualísticas difíceis de compreender, até porque é uma preocupação minha orientar a todos os presentes na sessão de maneira o mais didática e clara possível a respeito de todos os trâmites do processo. Esse contato entre nós e a população é extremamente válido para as pessoas estarem mais próximas da Justiça e entenderem que ela é acessível mesmo aos leigos em matéria jurídica”, pontua o magistrado.

Essa iniciativa é adotada na esteira de outras periodicamente adotadas pelo Conselho Nacional de Justiça e do próprio Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, todas com o objetivo maior de conferir maior celeridade a processos com prioridade legal na tramitação.