A equipe PMA patrulhava o rio Aquidauana, no trecho conhecido como Ilha do Pescador, quando flagrou o infrator pescando com a rede (apetrecho proibido).

Jovem é preso pescando durante piracema
/ Foto: Divulgação/PMA

Policiais Militares Ambientais de Aquidauana que trabalham na operação piracema realizavam fiscalização ontem (2) de madrugada e prenderam um pescador de 19 anos por pesca predatória.

A equipe PMA patrulhava o rio Aquidauana, no trecho conhecido como Ilha do Pescador, quando flagrou o infrator pescando com a rede (apetrecho proibido). Ele tentou fugir, mais foi detido. O pescador iniciava a pescaria e havia capturado apenas um exemplar de peixe da espécie cachara, pesando 7 kg, que foi apreendido, juntamente com a rede de pesca.

O infrator, residente em Aquidauana, recebeu voz de prisão e foi conduzido com a rede e o pescado para a Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, onde ele foi autuado em flagrante e responderá por crime ambiental de pesca predatória. A pena para este crime é de um a três anos de detenção. Ele também foi autuado e multado administrativamente em R$ 1.140,00. O pescado será doado para instituições filantrópicas.

A PMA revezará as equipes e continuará em fiscalização preventiva, fundamental para evitar a depredação dos cardumes, especialmente com uso desses tipos de petrechos ilegais que possuem alto poder de captura, neste período crítico de piracema.