Jornalistas e radialistas participantes da Assembleia de Fundação do Clube de Imprensa de Maracaju
Jornalistas e radialistas participantes da Assembleia de Fundação do Clube de Imprensa de Maracaju.

Com o objetivo de defender o livre exercício das profissões de jornalista e de radialista com ampla independência e liberdade de pensamento e ação; de defender a liberdade de expressão e informação como direito e princípio inerente à Democracia e de lutar pela melhoria das condições de trabalho dos jornalistas e dos radialistas profissionais, combatendo abusos, ilegalidades e práticas que atentem contra os direitos desses profissionais foi fundado na noite de segunda-feira, 18, o Clube de Imprensa de Maracaju.

A reunião de fundação aconteceu na residência da jornalista Tita Paré e foi realizada atendendo disposto em Edital de Convocação publicado na imprensa local com a finalidade de fundação do Clube, aprovação de seu estatuto social e eleição de sua primeira diretoria, fatos que ocorreram normalmente durante a Assembleia.

Durante a Assembleia também ficaram definidos pontos considerados importantes para o funcionamento da instituição, sendo um deles o que veda o processo de reeleição dos membros da Diretoria Executivo. Pelo que foi aprovado por unanimidade dos presentes, os dirigentes do Clube terão mandato de dois anos e não poderão ser reeleitos .

Os signatários da fundação do Clube de Imprensa de Maracaju também votaram para escolher a qual sindicato ficariam subordinados e, por unanimidade, foi escolhido o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul – SINDJOR/MS – com sede na capital do Estado, Campo Grande.

OUTROS OBJETIVOS – Outros objetivos elencados na linha de atuação do Clube de Imprensa de Maracaju são os de manter serviços de assistência jurídica para seus associados e dependentes; promover cursos, palestras, conferências, exposições e certames de interesse da categoria profissional;  zelar pela igualdade de direito e deveres entre os associados, sem discriminação de sexo, raça, religião, gênero, orientação sexual e ideologia, objetivando sempre o fortalecimento da categoria representada e incentivando o espírito da solidariedade entre os jornalistas e os radialistas e apoiar as associações de classe que contribuam para a unidade e fortalecimento da categoria profissional;

 

DIRETORIA – A primeira Diretoria Executiva do Clube de Imprensa de Maracaju, que terá mandato no período de 18 de maior de 2015 a 17 de maio de 2017, será presidida pelo jornalista Valdovir José Menon, o Jota Menon, editor do jornal “Maracaju Hoje”. Ele terá como vice-presidente a jornalista Matilde Paré Aguero Bareta, a Tita Paré, da Revista Brilhe. Hosana de Lourdes Maria de Lima, do site Tudo do MS, responderá pela Secretaria-geral, tendo Paola Cinedesi, Portilho Loureiro, do site Noticidade, na 1ª Secretaria. Lídia Araújo de Souza, do Eko Soluções será Tesoureira-geral e Roberto Jorge Guimaro, do site Maracaju Speed, o 1º Tesoureiro.

Para o Conselho Fiscal foram escolhidos os nomes de Osmar Silva (sem vínculo no momento); Gerisval Souza Nascimento (Câmara Municipal de Maracaju) e Lucas Copetti Bardini (Maracaju Hoje).

Para suplentes, Edilson Araújo (Rádio Cidade Maracaju), Edson Queiroz Machado (Rádio Cidade Maracaju), Elder Oliveira (Sindicato Rural de Maracaju) e Paulo Garcia (sem vínculo no momento).

Para o Conselho de Ética foram eleitos Vladimir Lênin Rosa, o Galvão (Rádio Cidade Maracaju); Paulo Roberto Banckzeck (Prefeitura Municipal de Maracaju) e Alex Souza (Câmara Municipal de Maracaju).

Já o Conselho de Liberdade de Expressão tem como membros Rudimar de Oliveira Lautert (Rádio Cidade Maracaju), Thaíse Paré Dias (Câmara Municipal de Maracaju) e Cláudio Torres (Rádio Cidade Maracaju).

Após a fundação e eleição da primeira Diretoria do Clube de Imprensa de Maracaju, a vice-presidente eleita, Tita Paré, ofereceu um jantar aos participantes.

Jornalistas e radialistas participantes da Assembleia de Fundação do Clube de Imprensa de Maracaju