Oswaldo Eustáquio foi preso na manhã desta sexta-feira, a mando do Supremo Tribunal Federal.

Jornalista bolsonarista é preso pela Polícia Federal em Campo Grande

A Polícia Federal prendeu o jornalista Oswaldo Eustáquio na manhã desta sexta-feira, em Campo Grande. Os agentes federais cumpriram mandado de prisão expedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, no inquérito que apura atos antidemocráticos, como ataques à sede do STF, em Brasília.  

Há duas semanas, o blogueiro, famoso por sua defesa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas redes sociais, alvo de ordem de busca e apreensão, em operação que outros blogueiros, como Alan dos Santos, também conhecido como terça-livre, foi preso.  

Nesta sexta-feira, Eustáquio publicou vídeo na cidade de Pedro Juan Caballero, fronteira com Ponta Porã. No Twitter, durante essa semana, ele disse que estava no Mato Grosso do Sul e no Paraguai para fazer um trabalho investigativo.  

Em uma de suas postagens, disse que o sucesso do país vizinho no combate à pandemia de coronavírus era simples, “comércio aberto e combate à desinformação na mídia”.  

Na manhã desta sexta-feira, pouco antes de ser preso, afirmou também em sua conta no Twitter que o General Pazuelo (ministro interino da Saúde, precisava encontrar uma forma rápida de enviar os 5,6 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina que estão parados no MS. Ainda não há comprovação de que esta denúncia é procedente.  

Sobre o inquérito que tramita no Supremo, a Procuradoria-Geral da República argumentou ao STF que Eustáquio defendeu uma “ruptura institucional de maneira oblíqua”. Seu perfil oficial no Twitter comunicou a prisão no início da tarde, afirmando que o ativista foi preso arbitrariamente. “É o oitavo preso político do Brasil”, disse a conta.