O tenista de 18 anos conquistou a primeira vitória da carreira na competição mais tradicional do circuito

João Fonseca atingiu mais um marco em sua curta trajetória nesta segunda-feira (30). Em sua estreia na chave principal do torneio de Wimbledon, o tenista de 18 anos conquistou a primeira vitória da carreira na competição mais tradicional do circuito ao bater o britânico Jacob Fearnley, número 51 do mundo, por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 6/1 e 7/6 (7/5).
O brasileiro, atual 54° do ranking, avançou à segunda rodada do terceiro Grand Slam do ano e enfrentará agora o vencedor do confronto entre o holandês Tallon Griekspoor, número 29 do mundo, e o americano Jenson Brooksby, 101° na lista da ATP.
“A vitória significa muito, é muito especial. Sempre foi meu Grand Slam favorito, desde a minha infância. Peço desculpas por vencer um britânico, mas obrigado pelo apoio, obrigado por respeitarem o tênis hoje. Jacob é um grande jogador e não vejo a hora de enfrentá-lo de novo”, disse João.
A vitória foi a terceira de João em três confrontos contra Fearnley. Antes de Wimbledon, o brasileiro já havia superado o britânico duas vezes, no Challenger de Camberra, em janeiro de 2025, e no Masters 1000 de Indian Wells, em março deste ano.
O jogo
João, que na última semana conquistou sua primeira vitória em quadras de grama no ATP 250 de Eastbourne, mas acabou eliminado na segunda rodada pelo americano Taylor Fritz, mostrou que está se familiarizando com a superfície.
Bem no saque e agressivo nas devoluções, o brasileiro não deu brecha para o rival em seus games de serviço e teve quatro chances de quebrar Fearnley no quarto game, mas não conseguiu converter. O britânico subiu de produção na parte final do set e chegou a ter três breakpoints no nono game, mas João se defendeu bem e salvou seu saque. A superioridade do brasileiro finalmente se converteu em quebra no momento perfeito: com o placar em 5/4, Fearnely cometeu uma dupla falta e o brasileiro fechou o set em 6/4.
O terceiro set foi marcado pelo equilíbrio. O britânico finalmente se encontrou em quadra, acertou a mão no saque e deu poucas brechas para o brasileiro na parcial. João também manteve o controle em seus games de serviço e o set seguiu empatado até 5/5. No 11° game, Fonseca finalmente encontrou uma chance de assumir a liderança, mas Fearnley se salvou. Precisando confirmar seu serviço para forçar o tiebreak, o brasileiro viu o rival assumir uma postura mais agressiva e chegar ao set point, mas teve paciência para reverter a situação e levar a parcial para o desempate.
No momento decisivo, Fonseca mostrou maturidade para virar o placar e, com dois aces seguidos, chegou ao match point, fechando em 7/5.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!