“Momentos como este são muito significativos para nós. Poder colocar alegria no rosto de algumas crianças é algo muito especial. E, como digo todos os anos, quero estar cada vez mais próximo dessas ações.”
A última segunda-feira (24) foi marcada pela solidariedade e integração na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), durante o Dia D da Campanha Caixa Encantada, ação que mobiliza servidores na arrecadação de brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade em Mato Grosso do Sul.
A cerimônia marcou o encerramento da campanha na instituição. Responsável por coordenar a mobilização interna, o secretário-adjunto da Sejusp, Ary Carlos Barbosa, reforçou o caráter humano da iniciativa. “Momentos como este são muito significativos para nós. Poder colocar alegria no rosto de algumas crianças é algo muito especial. E, como digo todos os anos, quero estar cada vez mais próximo dessas ações.”
Durante a solenidade, o secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, destacou que, embora o Estado disponha de recursos para adquirir brinquedos, o verdadeiro valor da campanha está no engajamento coletivo. “O Estado tem condições de comprar os brinquedos. Só que a gente só consegue perceber o compromisso da sociedade com o desenvolvimento social, humano e econômico quando nos organizamos dessa forma que vocês conseguem promover. Essa campanha nos dá a oportunidade de fortalecer esse engajamento. Ter todas as forças unidas, todas as políticas públicas alinhadas para dar um Natal especial e trazer o sorriso de uma criança faz toda a diferença.”
Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, ações solidárias fazem parte da missão institucional das forças de segurança. “Essa ação reforça a integração entre as forças de segurança para levar amor ao próximo. Mostramos o nosso outro lado, que não é só o da prevenção e repressão. Promover a segurança pública é nossa obrigação, mas iniciativas como esta demonstram que fazemos além da obrigação.”
A madrinha da campanha, a primeira-dama Mônica Riedel, reforçou o aspecto humano da atuação das forças de segurança. “É importante mostrar que a segurança pública não é só prevenção e repressão, mas também cuidado. No final das contas, o que todas as forças de segurança fazem é exatamente isso: cuidar. Muitas crianças são invisíveis no período de Natal, e essa ação muda isso.”
Um dos momentos mais marcantes do Dia D ocorreu quando o delegado-geral da Polícia Civil, Lupércio Degerone Lucio, relembrou a participação de dona Maria de Fátima Pacheco da Silva (in memoriam), mãe da delegada Maíra Machado.
Mesmo enfrentando um tratamento contra o câncer, ela fez questão de ajudar a embalar os brinquedos da campanha. Seu falecimento, em outubro de 2025, emocionou os presentes, que reconheceram sua dedicação como símbolo da força da solidariedade.
Assim como dona Maria, a campanha ganhou força com a colaboração da sociedade civil, incluindo os voluntários do Projeto Mova-se, que dedicaram parte do feriado para auxiliar no empacotamento dos brinquedos, reforçando o espírito comunitário que norteia a iniciativa.
União que transforma vidas
Durante todo o período de arrecadação, servidores da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agepen, Coordenadoria-Geral de Perícias e da sede da Sejusp se mobilizaram com doações e trabalho voluntário. A união entre instituições e comunidade permitiu ampliar o alcance da campanha e garantir que centenas de crianças tenham um Natal mais feliz.
Com o encerramento da campanha interna, os brinquedos arrecadados foram encaminhados ao Centro de Convenções Albano Franco, onde serão triados e entregues às instituições cadastradas para receber as doações.











Olá, deixe seu comentário!Logar-se!